‘Prospera Família’ de Embu das Artes entrega certificação profissional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/05/2022

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Embu das Artes realizou na segunda-feira (2/5) a formatura da “segunda fase” do programa “Prospera Família”, com a entrega de certificados de qualificação profissional para 781 beneficiárias. A cerimônia aconteceu na Igreja Batista do Avivamento Unido, no Jardim Kennedy, e contou com a presença de autoridades.

Nesta fase, foram ministrados 10 cursos de qualificação profissional, entre eles: confeitaria, culinária básica, panificação, maquiagem, manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, recepção e atendimento, operadora de caixa, técnicas de vendas e corte e costura. As formações foram aplicadas por meio de entidades parceiras como o Fundo Social de Solidariedade, associações de bairro, igrejas e o Restaurante Popular, com carga horária que variou de 20 a 30 horas, dependendo do curso. O Centro Paula Souza emitiu os certificados.

A terceira etapa já teve início no dia 3/5 e será conduzida pelo Sebrae, que irá tratar sobre “empreendedorismo”, com o objetivo de orientar as formandas de como gerir seu negócio a partir dos aprendizados adquiridos nas fases anteriores. A primeira fase focou no “desenvolvimento humano”, abordando temas como cidadania, autotestima e fortalecimento de vínculos.  

O Prospera Família ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e promove geração de renda, autonomia e mobilidade social por meio de acesso ao mercado de trabalho e inclusão social de pessoas vulneráveis economicamente. Além de prover uma transferência de renda, o programa incentiva o participante a elaborar um projeto de vida, faz um acompanhamento socioassintencial e o capacita por meio de oficinas. As famílias são estimuladas a pensar num plano de futuro, a desenvolver um ofício e recebem apoio financeiro para sua subsistência e para comprar os instrumentos para seu trabalho.

Presente ao evento, o vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, afirmou que é preciso acreditar no potencial do ser humano e essa segunda etapa do programa mostra como as participantes já são vitoriosas por estarem ali e acreditarem em si. “Vocês estão dando um passo corajoso de querer aprender para transformar suas vidas. Tenham orgulho!”, declarou o vice-prefeito. 

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Samuel Brasil, destacou que a atitude de adquirir conhecimento é o início para oportunidades profissionais. “O talento, a  persistência e a força de vontade de vocês serão cruciais para novas conquistas”, disse Brasil.   

“É um desafio”, reconheceu a coordenadora municipal do Prospera, Adriana Santos, referindo-se a busca das pessoas pela árdua luta de recolocação no mercado de trabalho. “Mas vale a pena persistir e a iniciativa de se qualificar profissionalmente é apenas o primeiro passo para o futuro”, completou. 

Uma das formandas, Fernanda Lopes, que representou as beneficiárias do Prospera na cerimônia, revelou que entrou no projeto desacreditada de si, mas se surpreendeu.” Hoje tenho minha profissão, já trabalho como manicure e sou a prova viva de que a dedicação nos torna mais fortes e guerreiras”, relatou ela para a plateia.

Também participaram do evento: Cristiano Maciel (secretário municipal de Tecnologia); vereadores Betinho, Abel Arantes e Dedé; pastor Madson Pires.

Comentários