Embu das Artes abre III Semana de Cultura Japonesa
A abertura da 3ª Semana de Cultura Japonesa de Embu das Artes e da exposição Nikkei Arte e Craft aconteceu em grande estilo nesta sexta-feira (10) no Centro Cultural Mestre Assis de Embu na presença de vários descentes e integrantes da colônia japonesa da cidade. Embu é um dos municípios da região com maior representação e influência da cultura japonesa, uma vez que vários bairros do município foram fundados por japoneses.A abertura contou com uma empolgante apresentação de um grupo de Taiko(grande tambor" em Japonês). Eles apresentaram ao público presente um misto de sincronia, som de tambor e ritmo surpreendentes, que aguçou os sentidos. No final receberam uma calorosa salva de palmas.
O deputado estadual Geraldo Cruz, Sadao Nagata, Iassu Iamada vice-presidente das Associações das Províncias Japonesas no Brasil e o prefeito Chico estiveram presentes na abertura.
O secretário de cultura de Embu, Paulo Oliveira, observou que a atividade é rica e já faz parte do calendário cultural de Embu das Artes. “Nosso calendário cultural é rico em diversidade abrange desde festa junina, até carnaval, passando pela consciência negra e a cultura japonesa. O ano passado recebemos caravanas de várias regiões do estado e até de universidades a fim de observar a interligação cultural existente na cidade”, contou o secretário.
Ele citou formas de expressão como o Mangá e o Taiko e o legado dos imigrantes que vieram no primeiro navio japonês e fundaram a primeira cooperativa agrícola de Cotia, de onde se espalharam pela região. Segundo o secretário, depois do salão de artes a exposição da semana de Cultura Japonesa é a mais importante do ano.
Sadao Nagata lembrou que dia 18 de junho é o Dia da Imigração Japonesa, que marca a chegada do primeiro navio japonês no Brasil. Ele pediu um minuto de silencio em favor dos antepassados que construíram a cultura e as vítimas do terremoto seguido de tsuname que atingiu o País.
O deputado estadual Geraldo Cruz parabenizou Sadao Nagata pelas constantes contribuições culturais na cidade. Ele elogiou a qualidade da exposição e disse que ela certamente vai agradar ao público.
Geraldo destacou o seu empenho e o da bancada do PT para apoiar o Embu das Artes. Ele falou sobre a exposição nissei que está sendo organizada na Assembleia Legislativa.
O prefeito Chico Brito lembrou que quando era secretário no primeiro governo de Geraldo Cruz na prefeitura de em 2001 começou um trabalho intenso para o resgate do festival de flores e as demais atividades relacionadas com a cultura japonesa. Ele destacou que a exposição de crafit e as fotos retratam a beleza e a diversidade da cultura japonesa.
Chico Brito disse que desde o Mimás ao Santa Tereza tinha propriedades rurais ligadas aos japoneses. Segundo o prefeito, eles precisavam escoar a produção, então pode-se dizer que as estradas de Embu foram abertas graças as comunidades japonesas.
“Ninguém é dono da história da cidade. Se não fossem povo, os artistas, os índios, os jesuítas o que seria da nossa cidade. O Embu é um pedaço dessa cultura brasileira fruto da mistura de raças, costumes e religiões”, disse ele.
Chico Brito anunciou uma série de inaugurações de equipamentos públicos e serviços na cidade. Ele também falou sobre a dificuldade de atender ao mesmo tempo todas as demandas da cidade, mas reafirmou o empenho de trabalhar para garantir o melhor ao povo de Embu das Artes.
Confira a programação:
12/6, 10h
Culto ecumênico em homenagem aos antepassados
A cerimônia será realizada pela 53ª vez, no memorial junto do Jazigo Funerário
Local: Cemitério do Rosário - Avenida Elias Yazbek, 1713 - Centro
15/6, 20h
Sessão solene
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (Rua Marcelino Pinto
Teixeira, 50)
18/6, 13h
Culto "Wakaba Matsuri", de celebração ao nascimento de Buda.
Local: Templo Dion-In, na Rua Professor Mário Osassa, 1149 (fim da rua), Jardim Magali
18 e 19/6
10 às 23h - Exposição de Orquídeas e Bromélias
Animaembu Nippon Mitsuri
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320)
Sandra Pereira