Embu das Artes segue firme no combate ao mosquito Aedes aegypti

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/05/2022

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias realizaram mais de 50 mil inspeções domiciliares em diversos bairros da cidade. Até o momento, foram vedadas 138 caixas d’água.

Atualmente, a cidade apresenta 34 casos notificados de dengue, sendo quatro confirmados nas regiões do Jardim Independência, Santa Tereza e Santo Eduardo, doze descartados e dezoito em análise. A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração de todos no combate às doenças, evitando focos de água parada – 80% dos criadouros estão dentro de estabelecimentos residenciais  e comerciais – e também comunicando o Centro de Controle de Zoonoses (telefone 0800 773 0005) sobre possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis desocupados.

Como combater o mosquito?
Não deixar água parada em hipótese alguma;
Descartar garrafas, latas e vidros que não for utilizar, ou então secá-los bem e guardá-los de boca para baixo;

Manter lixeiras e sacos plásticos fechados;
Colocar areia nos pratinhos dos vasos de planta;
Não acumular lixo nem entulho;
Retirar a água acumulada em lajes, calhas e do reservatório atrás da geladeira.

Quais os sintomas da dengue, zika e chikungunya?
Os sintomas são parecidos, como febre, dores nas juntas do corpo e no fundo dos olhos e muito cansaço. Pode causar vermelhidão na pele e diarreia. Em caso de suspeita, é recomendável que o paciente fique em repouso, beba muito líquido, não tome remédios para dor e febre sem prescrição médica e procure uma UBS.

Comentários