A importância da arborização urbana

Por Outro autor | 28/04/2022

A falta de planejamento arbóreo é algo comum na maioria das cidades brasileiras e reflete o desconhecimento do tema. Em geral, as cidades brasileiras não dispõem de planejamento efetivo para o plantio e o cultivo de espécimes arbóreos que, na maioria das vezes, são escolhidos e dispostos no ambiente sem análise crítica, com prospecção a se tornarem num curto espaço de tempo problemas urbanos futuros.

Com o passar dos anos, a falta de manejo adequado associado com o risco de apodrecimento e ataque de insetos aumentam os riscos de quedas, que também são agravados pelas interferências dos equipamentos urbanos.

Todavia, embora os ambientes urbanos não forneçam condições adequadas ao pleno desenvolvimento de espécies arbóreas, a arborização ainda assim é um constituinte imprescindível para a formação da paisagem no contexto urbano. A realidade é que por mais que se estabeleçam conflitos, as árvores são elementos essenciais para a vida, apresentando, portanto, relevante importância para o homem e o ambiente em geral.

As árvores cultivadas em solo urbano funcionam como regularizadores térmicos naturais e apresentam funções ecológicas (alteração do microclima, proteção do solo e da fauna), sociais (melhoria da qualidade de vida) e estéticas.

Neste sentido, a implantação de árvores nas cidades requer estudo aprofundado a respeito de plantio, necessidades de manejo, incompatibilidades com a dinâmica da cidade e risco potencial à população. É imprescindível a aplicação de critérios técnicos para a determinação de espécies adequadas para um bom desenvolvimento das árvores no meio urbano, com segurança para a população e pequenas interferências com equipamentos urbanos.

 

Mariana Corradi*

*Engenheira Agrônoma, Presidente da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Taboão da Serra – AEATS
Inspetora da Câmara de Agronomia do CREA-SP no município de Taboão da Serra

Comentários