Morre Annis Neme Bassit, o primeiro prefeito de Embu das Artes

Por Natália Bassi | 4/04/2022


Nesta segunda-feira (04) uma triste notícia abalou o cenário político de toda a região. Annis Neme Bassit, o primeiro prefeito da história de Embu das Artes, faleceu aos 94 anos. Nascido em 1927, ele foi um dos principais articuladores para que Embu conquistasse a sua emancipação político-administrativa e se tornasse independente. Muito lúcido e bastante atuante, Annis sempre teve uma relação muito forte de amor com o município e era bastante querido pelos embuenses.

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e o vice-prefeito Hugo Prado emitiram uma nota e decretaram luto de 3 dias pela morte do ex-prefeito. Ambos compartilharam uma foto com Annis, a quem visitaram há pouco tempo e desejaram os sentimentos aos familiares.

“Annis foi o primeiro prefeito da cidade de Embu das Artes, contribuiu para a emancipação da nossa querida cidade. Tenho orgulho de saber que Annis e eu somos os únicos prefeitos nascidos e criados em Embu das Artes. Admiro toda a sua história e luta pela nossa cidade. Meus sentimentos a toda família e amigos, que Deus possa confortá-los nesse momento de dor. Estou aqui para prestar todo meu apoio e solidariedade neste momento tão difícil”, frisaram.

A relação de Annis com Embu

A relação de Annis com a política começou em 1958, quando fez parte da fundação da Associação Cívica de Embu. Na época, o principal intuito das pessoas que faziam parte do grupo era discutir melhorias que pudessem ser bem-vindas a todos os setores. Posteriormente, com o número de participantes aumentando, um grupo de trabalho foi formado. As reuniões aconteciam na casa do Dr Carlos Koch, que posteriormente seria eleito o primeiro vice-prefeito da cidade ao lado de Annis.

Depois de muitas discussões e troca de ideias, o grupo encaminhou ao deputado estadual Scalamandré o pedido de emancipação de Embu das Artes. A proposta foi levada até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e aprovada.

Após a emancipação se tornar realidade em um plebiscito realizado no dia 18 de fevereiro de 1959, Annis Neme Bassit se candidatou a prefeito pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e venceu a eleição.

Em seu mandato, ele criou uma das coisas mais importantes até hoje para Embu, a Feira de Artes, que virou tradição e a marca do município que respira cultura.

Annis também fortaleceu as indústrias na cidade e participou da inauguração da Rodovia Régis Bittencourt, que na época chamava BR-2.

Com quase um século de existência e uma vida marcada por tantas conquistas, Annis Neme Bassit deixará saudades e um legado que será lembrado para sempre.

Comentários