Vereador Dr. Ronaldo Onishi realiza o 7º Encontro de Autismo no dia 02 de abril

Por Natália Bassi | 23/03/2022

O Vereador Dr Ronaldo Onishi, grande defensor da causa autista em Taboão da Serra e autor de importantes leis que promoveram maior conscientização, inclusão e garantia de direitos no município, realizará, no dia 02 de abril às 09h, o 7º Encontro de Autismo no Cemur. O evento que já é tradição na cidade e marca do mandato do vereador, voltará a ser presencial após os índices da pandemia apresentarem melhora significativa.

Para participar do encontro, que é gratuito, é obrigatório fazer a inscrição em https://bityli.com/cCUxM?fbclid=IwAR3sWLGT3HsCu37lbzsnRpW71eTw_0LeKz92godN-KRaKbjoA0iKuJuHeJU. As vagas são limitadas e, ao final, todos os participantes receberão certificado.

Neste ano, o evento contará com a participação de profissionais da área da saúde e da educação que palestrarão sobre diversos temas em relação ao autismo. Além disso, também haverão apresentações musicais. Uma delas, inclusive, será do cantor Vinicius Jorge Faustino, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA),

“Esse evento já virou uma marca do meu mandato. As pessoas envolvidas na causa autista sempre o aguardam ansiosamente. O ano passado por conta da pandemia tivemos que fazer em um molde diferente. Mas agora, em 2022, com as coisas melhorando, poderemos voltar com o formato original. Teremos palestras muito interessantes que promoverão grandes reflexões e também ensinamentos. A Semana da Pessoa Com Transtorno do Espectro Autista é uma lei de minha autoria e há 07 anos já realizamos esse encontro. Esse ano será ainda mais especial, já que poderemos reencontrar as pessoas”, disse o vereador Dr. Ronaldo Onishi

Entre os palestrantes estão o psicólogo, psicanalista e diretor do Capsi, Rodrigo Manoel Giovanetti (CRP 06/69455); a fisioterapeuta e diretora do Serviço Especializado de Reabilitação (SER), Tatiane Abreu; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Izaura Masako Kanamaru; a diretora da Equipe de Atendimento Educacional Especializado Secretaria de Educação, professora Rosana Behaker Garcia, além da Coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra, Vanini Mandaj. Mães de crianças e adolescente autistas também foram convidadas para darem os seus depoimentos e compartilharem as suas experiências.

“Quero convidar todos para participarem desse evento que será fantástico. Será uma oportunidade para todos que quiserem aprender e se inteirar sobre o assunto, terem a chance de aprender. Tenho certeza que será mais um encontro inesquecível”, afirmou.

O Vereador do Autismo

O vereador Dr. Ronaldo Onishi utiliza o seu mandato como instrumento de luta para garantir que os direitos das pessoas autistas sejam inteiramente respeitados. Além dele ser o responsável pela lei que criou a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Taboão da Serra, o parlamentar também é o autor de outras leis importantes para a causa. Entre elas, a lei que priorizou a matrícula para o aluno deficiente nas escolas mais próximas de sua residência, a lei que criou a Carteira Municipal de Identificação do Autista e a lei que autorizou a criação do Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência. Foi sua atuação também que permitiu que pessoas diagnosticadas com autismo pudessem fazer hidroterapia no SER.

O parlamentar, hoje, é o grande guardião da causa autista em Taboão da Serra e tem um forte trabalho também de inclusão. Graças a ele, autistas e seus familiares foram integrados em atividades esportivas e culturais no município. Algo que, até então, nunca tinha sido realizado na cidade.

EVENTO:

7º Encontro de Autismo em Taboão da Serra
Horário: 09h às 13h
Data: 02 de abril
Local: Cemur
Inscrições: https://bityli.com/cCUxM?fbclid=IwAR3sWLGT3HsCu37lbzsnRpW71eTw_0LeKz92godN-KRaKbjoA0iKuJuHeJU

Comentários