Prefeitura de Itapecerica amplia uso de Lousas Digitais no ensino municipal

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 18/03/2022

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra está ampliando o uso do recurso de lousas digitais nas escolas do município. Para isso, cerca de 1100 profissionais estão passando por treinamento nesses primeiros meses de 2022. Ao todo, a cidade contará com 320 lousas digitais; destas, 205 entraram em operação em 2022 e outras 70 devem ser instaladas até o final do mês de março. Ao término das instalações serão mais de 94% das Escolas Municipais equipadas com o aparelho. Hoje, mais de 45% das escolas já estão com lousas funcionando.

A conquista teve como fonte recursos municipais, complementados por verbas obtidas junto ao governo do estado. A lousa interativa digital possui um quadro tátil e alta sensibilidade, projetor de alta definição, CPU com memória interna para arquivar documentos didáticos, sistema de som amplificado com entrada de microfone, acessibilidade à internet e quadro branco embutido.

Além disso, conta com aplicativo Quadribook com diversas possibilidades de usos de materiais didáticos, 48,4 gigas de materiais didáticos para uso dos professores com os alunos. Os recursos irão possibilitar abrir e editar diversos tipos de documentos sem a necessidade de calibração toda vez que for utilizá-la; sendo de fácil manuseio para a utilização do professor e do aluno.

Em fevereiro ocorreu um treinamento voltado à parte pedagógica com os 1.100 profissionais da Educação. Já, agora em março, está acontecendo o primeiro módulo da formação específica que abrange o manuseio do equipamento e como utilizá-lo em sala de aula, com exposição dos itens que compõem o equipamento e como utilizá-lo em seu cotidiano com todas as suas possibilidades e recursos.

Segundo a Secretaria de Educação, “a implementação das lousas digitais é uma ferramenta importante para o trabalho dos professores na busca pela melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças a partir do implemento da tecnologia”.

Comentários