Em Cemur lotado, prefeito Aprígio lança programa de formação para profissionais da educação de Taboão da Serra

Por Natália Bassi | 13/03/2022

O prefeito José Aprígio (Podemos) anunciou na sexta-feira, 11, o lançamento do Programa Formação Continuada dos Docentes. O programa oferecerá pós-graduação aos professores e agentes públicos de toda a rede municipal de ensino de Taboão da Serra de forma gratuita. Os cursos, que serão feitos no formato EAD, têm previsão de início já no primeiro dia útil de abril e serão ministrados pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) em parceria com a Universidade Brasil. O evento foi acompanhado pelos vereadores, secretários, professores, diretores, vice-diretores e profissionais técnicos das escolas da rede.

Em seu discurso, o prefeito Aprígio enfatizou a importância de acompanhar a era da tecnologia e investir cada vez mais na educação para a construção de um futuro melhor.

“Tudo que a gente sabia há 20 anos pra cá, estamos desaprendendo. A mudança é necessária. Em nosso tempo, o Brasil era manual, hoje o nosso país é digital. E nós precisamos nos aperfeiçoar e por isso esses cursos são necessários. Essa qualificação vai trazer novas experiências. O mundo caminha para que todo mundo continue aprendendo e se aperfeiçoando em sua profissão […] Todo mundo sabe que a educação é exatamente o carro chefe do mundo. Não vou medir esforços para o que for bom para os nossos professores, diretores, vice-diretores e técnicos para que melhorem o conhecimento das nossas crianças. O político que não investe na criança e no adolescente, ele não pensa no futuro. As nossas crianças só serão bem educadas e respeitadas fora do país através da educação. Educação essa através do conhecimento de vocês (professores)”, falou.

A secretária de Educação, Dirce Takano, salientou que Taboão da Serra é pioneira nesse tipo de política pública e que a adesão dos professores, para um primeiro momento, foi extremamente positiva.

“Eu estou super emocionada de começar o ano de 2022 podendo trazer essa proposta da Formação Continuada com a pós-graduação. Esse é o investimento que esse governo nos possibilitou lá na sala de aula. Tudo que a gente faz é em prol das crianças, dos nossos alunos. Fazer o lançamento hoje e já de início ter praticamente 500 professores interessados com lista de espera só nos deixa orgulhosos de saber que todos os professores querem estudar. Estamos dispostos a fazer esse trabalho em conjunto com vocês (professores). Esse evento começa hoje mas só termina em 2024. E lembrar que os melhores alunos da pós-graduação ainda terão mestrado”, disse.

O responsável técnico pela implantação do projeto, Luís Celso Sobral, que é da Fundação FAPETEC, salientou o quanto a formação continuada fará a diferença.

“A educação não é a formação só dos professores, mas de toda a nossa sociedade. Se nós esperamos desenvolvimento econômico, desenvolvimento civilizatório, redução da desigualdade, um estado de paz, a gente precisa investir na educação. O prefeito Aprígio não tem medido esforços para investir dessa maneira na educação. Esse, que é um projeto voltado para aqueles que têm extrema responsabilidade em cuidar do futuro da nossa sociedade, eu não tenho dúvida que pelo sucesso, apoio e frequência vai ser bem sucedido”, explicou.

Ao final do evento, ainda houve uma entrega simbólica de tablets para 06 profissionais da rede municipal de ensino. No entanto, todos que se inscreverem para realizarem a pós graduação receberão o equipamento para fazerem suas aulas de forma online.

Ao todo serão oferecidas bolsas de estudos para 1500 professores e demais agentes públicos que atuam nas escolas. Os cursos ofertados serão: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Infantil; Educação em Práticas Inclusivas; Gestão Escolar e Tecnologias Educacionais.

Comentários