Estado de SP libera uso de máscaras em locais abertos

Por Natália Bassi | 9/03/2022

Na tarde desta quarta-feira, 09, o governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), liberou o uso de máscaras em locais abertos. A flexibilização já vinha sendo cogitada e foi confirmada durante coletiva de imprensa. No entanto, em locais fechados, como bares e shoppings, o uso continua sendo obrigatório.

A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou Doria. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, disse Doria.

A medida já passa a valer nesta quarta-feira já que o decreto assinado pelo governador já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A decisão da liberação após dois anos foi por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado. No último mês, houve redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos em decorrência da doença.

“Nós estamos muito além da vacinação de muitos países. Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor”, afirmou o Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

Comentários