Aprígio anuncia que Centro de Referência da Mulher será no Jd. Santo Onofre

Por Natália Bassi e Sandra Pereira | 9/03/2022

O prefeito José Aprígio (Podemos) anunciou, neste 8 de março,  Dia Internacional da Mulher, que o Centro de Referência em Saúde da Mulher passará a funcionar no Pirajuçara,no prédio do antigo Pronto Socorro Infantil (PSI) do Santo Onofre, recentemente transferido para o Jardim Trianon. Aprígio disse que fará manutenção e pintura no prédio e já avisou que pretende abrir o espaço no Dia das Mães, como um presente às mães de Taboão da Serra. O prefeito fez o anúncio em frente ao prédio, acompanhado da esposa Luzia Aprígio,  secretários, vereadores e moradores da região. Enquanto o prefeito informava a mudança, equipes da Secretaria de Manutenção trabalhavam na pintura interna e externa do prédio.

A unidade de saúde oferecerá diversas especialidades de acompanhamento e rotina. Entre elas pré-natal de alto risco, mastologia, mamografia, ultrassons ginecológicos,obstétricos e abdominais.

Aprígio enfatizou a importância do equipamento e o quanto é necessário cuidar das pessoas para fazer a diferença.

“O político tem que servir e não ser servido. E é por isso que estamos empenhados, com o apoio de todos os vereadores e a contribuição de todos os funcionários e secretários, para que possamos fazer uma boa administração. O político não precisa dar dinheiro pra ninguém, o político não precisa dar cesta básica, o que as pessoas querem hoje é condição e oportunidade. O que o político precisa fazer é dar oportunidade, é trazer os serviços públicos para perto da população.  É o que nós estamos fazendo”, falou. 

Sobre o prédio que abrigará as instalações do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Aprigio afirmou que ele passará por reforma para que tenha uma estrutura digna de atendimento.

“Estamos anunciando hoje o início dessas obras e nós vamos prometer para vocês que no dia das mães nós vamos estar aqui inaugurando essa unidade para entregar a todas as mulheres”, explicou.

O secretário de Saúde, Dr. José Alberto Tarifa, explicou como o equipamento é essencial para cuidar da saúde da mulher e prevenir mortes.

“Hoje no Brasil mais de 40 mil mulheres são perdidas por câncer de mama e de útero. O Centro de Referência em Saúde da Mulher é importantíssimo para a gente prevenir várias doenças, entre elas, esse tipo de câncer. Também vamos fazer aqui pré-natal de alto risco. Com o pré-natal nós diminuímos a mortalidade infantil e materna. São esses dois os principais índices estudados para saber se a saúde está boa ou ruim no município”, falou. 

O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, que também esteve presente no anúncio e chefia as equipes que estão realizando a reforma no prédio, comentou como cuidar da saúde da mulher é também fortalecer políticas públicas de afirmação. 

“Nós temos que trabalhar diariamente para dar acesso à saúde pública das mulheres. Neste local teremos mamografia, especialidades, tudo para que a gente possa fortalecer a saúde. E uma das melhores políticas públicas afirmativas para a mulher é levar a saúde até a mulher. E é o que estamos fazendo hoje”, explicou. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Leme e os vereadores Alex Bodinho, Marcos Paulo e André Egydio, elogiaram a iniciativa do prefeito em levar os serviços do Centro de Referência em Saúde da Mulher para a região do Pirajuçara, um local de fácil acesso que permitirá que as mulheres taboanenses se desloquem com mais rapidez para serem atendidas.

 

Comentários