Carteira de identidade com registro único é lançada pelo Governo Federal

Por Natália Bassi | 24/02/2022

A carteira de identidade com registro único foi lançada pelo Governo Federal na tarde de quarta-feira (23). A mudança passará a valer a partir do dia 1º de março e todos os órgãos emissores terão até 06 de março de 2023 para se adequarem às mudanças.

Conforme o governo federal, o novo documento é mais seguro porque possuirá QR Code e, consequentemente, validação eletrônica. Além disso, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) será a única identificação do cidadão.

Os documentos serão emitidos de forma gratuita pelos órgãos estaduais. No entanto, eles terão o mesmo formato em todos os estados brasileiros.

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão", explicou o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A partir do momento que a nova versão for disponibilizada, o vencimento dela será de 10 anos. Vale ressaltar que os documentos com o formato antigo de pessoas com menos de 60 anos serão aceitos por 10 anos. Já no caso de quem for idoso, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Comentários