Golpistas se passam por funcionários da Câmara de Taboão para extorquir dinheiro de vítimas

Por Natália Bassi | 24/02/2022

Um novo golpe vem sendo aplicado em Taboão da Serra por meio do Whatsapp. Golpistas se passam por funcionários da Câmara Municipal do município e alegam que um sorteio premiou a vítima com um vale compras de R$4 mil reais para serem gastos no Supermercado Extra. No entanto, toda a narrativa contada pelos criminosos é falsa. Em nota, a Câmara informou que nunca realizou qualquer tipo de sorteio ou entrou em contato com algum morador da cidade oferecendo prêmios. Além disso, o Supermercado Extra, ao qual os criminosos se referem, já fechou há mais de um mês na cidade.

De acordo com a denúncia recebida pela reportagem do Jornal Na Net, uma mulher, que se passa por Larissa, alega a uma munícipe que o cadastro dela foi sorteado com um vale compras de R$ 4 mil reais que será renovado por 05 meses. A pessoa que aplicou o golpe afirma ainda que a vítima pode gastar esse dinheiro em alimentos e também eletrônicos.

“Boa noite, me chamo Larissa e sou da “câmera” municipal de Taboão da Serra. Seu cadastro foi sorteado ontem às 16:36 da tarde, você foi sorteado a 4 mil reais em vale compras no mercado Extra de Taboão da Serra, por 5 “mês” seguidos, lembrando que a compra pode incluir alimentos quanto eletrônicos”, diz a mensagem.

Para concluir a transferência do falso vale compras, a golpista pede que a vítima encaminhe o nome completo, o CEP, CPF e uma foto de um documento original frente e verso.

Ao se negar a enviar os documentos, a vítima é novamente levada a crer que o sorteio é verídico, já que a pessoa do outro lado da tela afirma que o seu nome foi o vencedor após uma consulta no Cadastro Único que foi autorizada pelo governo federal.

“O sorteio é feio pelo Cadastro Único de Taboão da Serra, Embu das Artes e Campo Limpo. Isso é um sorteio das “camêras” para ajudar pessoas nessa crise. Para dar continuidade e fechar o processo, é só enviar as exigências que o governo federal “exigi”, informa a mensagem mentirosa.

Em nota, a Câmara Municipal de Taboão da Serra reforçou que não há qualquer sorteio sendo realizado e que as pessoas precisam manter o máximo cuidado com esse tipo de mensagem.

“ A mensagem enviada pelo aplicativo WhatsApp, onde supostamente a Câmara Municipal de Taboão da Serra faria um sorteio é falsa e se trata claramente de uma tentativa de golpe. Em nenhum momento o Poder Legislativo realiza ou realizou qualquer tipo de promoção. A Câmara Municipal de Taboão da Serra esclarece ainda que não envia nenhuma mensagem a moradores através de WhatsApp, toda comunicação oficial do Poder Legislativo é feito através do canal oficial: www.camarataboao.sp.gov.br”, afirmou.

Comentários