Golpistas se passam por funcionários da Câmara de Taboão para extorquir dinheiro de vítimas
Um novo golpe vem sendo aplicado em Taboão da Serra por meio do Whatsapp. Golpistas se passam por funcionários da Câmara Municipal do município e alegam que um sorteio premiou a vítima com um vale compras de R$4 mil reais para serem gastos no Supermercado Extra. No entanto, toda a narrativa contada pelos criminosos é falsa. Em nota, a Câmara informou que nunca realizou qualquer tipo de sorteio ou entrou em contato com algum morador da cidade oferecendo prêmios. Além disso, o Supermercado Extra, ao qual os criminosos se referem, já fechou há mais de um mês na cidade.
De acordo com a denúncia recebida pela reportagem do Jornal Na Net, uma mulher, que se passa por Larissa, alega a uma munícipe que o cadastro dela foi sorteado com um vale compras de R$ 4 mil reais que será renovado por 05 meses. A pessoa que aplicou o golpe afirma ainda que a vítima pode gastar esse dinheiro em alimentos e também eletrônicos.
“Boa noite, me chamo Larissa e sou da “câmera” municipal de Taboão da Serra. Seu cadastro foi sorteado ontem às 16:36 da tarde, você foi sorteado a 4 mil reais em vale compras no mercado Extra de Taboão da Serra, por 5 “mês” seguidos, lembrando que a compra pode incluir alimentos quanto eletrônicos”, diz a mensagem.
Para concluir a transferência do falso vale compras, a golpista pede que a vítima encaminhe o nome completo, o CEP, CPF e uma foto de um documento original frente e verso.
Ao se negar a enviar os documentos, a vítima é novamente levada a crer que o sorteio é verídico, já que a pessoa do outro lado da tela afirma que o seu nome foi o vencedor após uma consulta no Cadastro Único que foi autorizada pelo governo federal.
“O sorteio é feio pelo Cadastro Único de Taboão da Serra, Embu das Artes e Campo Limpo. Isso é um sorteio das “camêras” para ajudar pessoas nessa crise. Para dar continuidade e fechar o processo, é só enviar as exigências que o governo federal “exigi”, informa a mensagem mentirosa.
Em nota, a Câmara Municipal de Taboão da Serra reforçou que não há qualquer sorteio sendo realizado e que as pessoas precisam manter o máximo cuidado com esse tipo de mensagem.
“ A mensagem enviada pelo aplicativo WhatsApp, onde supostamente a Câmara Municipal de Taboão da Serra faria um sorteio é falsa e se trata claramente de uma tentativa de golpe. Em nenhum momento o Poder Legislativo realiza ou realizou qualquer tipo de promoção. A Câmara Municipal de Taboão da Serra esclarece ainda que não envia nenhuma mensagem a moradores através de WhatsApp, toda comunicação oficial do Poder Legislativo é feito através do canal oficial: www.camarataboao.sp.gov.br”, afirmou.