Consulta ao Banco Central para resgatar dinheiro “esquecido” volta a ser liberada nesta segunda, 14

Por Natália Bassi | 14/02/2022

O Banco Central (BC) voltou a liberar o acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR) nesta segunda-feira (14). A consulta serve para que os cidadãos verifiquem se há dinheiro acumulado ou esquecido em bancos e instituições financeiras de todo o país. O valor total chega a R$8 bilhões.

O serviço, que foi iniciado em janeiro, só foi retomado hoje por conta da grande quantidade de acessos que derrubou o site do BC. Foi necessário realizar ajustes no sistema para que ele pudesse funcionar normalmente.

O dinheiro “esquecido” pode ser proveniente de diversas fontes, como, por exemplo, contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo positivo, cobranças indevidas por parte dos bancos, recursos não resgatados, consórcios não concluídos, entre outras. A regra vale para pessoas físicas ou jurídicas.

Para consultar se há ou não esses valores basta entrar no site https://valoresareceber.bcb.gov.br e realizar o seu cadastro no https://acesso.gov.br. Após essa etapa é necessário entrar no site do BC na data e período informados para o resgate do saldo.

Sobre golpes, o Banco Central afirma que “ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber” e, por isso, é necessário ficar atento.

Comentários