Fundação Pró-Sangue está operando com estoque em nível crítico; há risco de desabastecimento

A Fundação Pró-Sangue afirmou que o estoque de bolsas de sangue está em estado crítico. De acordo com o órgão, que é vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pior situação são as dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e B-. A pandemia é considerada uma das principais responsáveis pela baixa procura para doação nos pontos de coleta.

Segundo representantes da fundação, se não houver um aumento no número de doações nos próximos dias, pode ocorrer um desabastecimento. Esse quadro prejudicaria o tratamento de milhares de pacientes que dependem de transfusões regulares ou de emergência.

Não bastasse a Covid-19, o surto de influenza e o período de férias, que diminuiu o número de doadores historicamente, podem colocar em risco a vida de muitas pessoas.


Como doar

Para fazer a doação é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado, com ao menos 6 horas de sono, e bem alimentado (evitar comida gordurosa); não ter consumido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Além disso, é necessário apresentar um documento original de identidade com foto que permita a identificação do candidato.

Pessoas diagnosticadas com doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites e HIV, não podem ser doadores. O mesmo vale para mulheres grávidas ou puérperas. Quem estiver resfriado, deve aguardar sete dias após o fim dos sintomas para ir a qualquer um dos pontos de coleta.


Para doar basta entrar no site http://www.prosangue.sp.gov.br/home/ e realizar o agendamento na unidade mais próxima.

Comentários