Poupatempo: CPF infantil pode ser emitido junto com o RG

Por Natália Bassi | 24/01/2022

Menores de 16 anos, que ainda não possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF), podem ter o número incluído na Carteira de Identidade automaticamente caso os pais ou responsáveis o solicitem no Poupatempo Taboão durante a emissão da primeira ou segunda via do RG infantil. O serviço só pode ser feito presencialmente e deve ser agendado.

“Garantir cidadania às pessoas, seja de forma online ou presencial, é compromisso do Poupatempo. Neste momento em que o Estado de São Paulo inicia a vacinação infantil contra a Covid-19, o serviço de CPF é mais uma facilidade que os pais encontram para regularizar toda a documentação das crianças”, afirma diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o programa Poupatempo, Murilo Macedo.

No dia é necessário comparecer ao Poupatempo com documento de identificação com foto, além de apresentar a cópia e a Certidão de Nascimento original. A foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita. Um dos pais ou o responsável deve acompanhar.

A inscrição no CPF de brasileiros acima dos 16 anos, que possuam Título de Eleitor em situação regular, pode ser feita de forma online, e os canais eletrônicos do Poupatempo oferecem fácil acesso a mais esse serviço, direcionando o usuário à página da Receita Federal, órgão responsável pelo documento. O CPF é digital, podendo ser baixado ou impresso, e possui o mesmo valor legal da antiga versão física.

Comentários