Novo modelo de CNH passará a ser emitido partir de junho; saiba as mudanças

Por Natália Bassi | 3/01/2022

A partir de junho deste ano, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá mudanças. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), o condutor contará com duas opções. O documento poderá ser expedido por meio físico ou digital. O novo modelo só será obrigatório inicialmente para quem for renovar a habilitação ou quem for tirar a carta neste período. Não haverá necessidade da troca imediata para as pessoas que já possuem a CNH.

A nova CNH será verde e amarela e terá a letra "P" para os motoristas que possuem a permissão para dirigir. Além disso, a letra "D" será colocada na habilitação de quem já tem a carteira definitiva.

No novo documento terá um quadro com imagens de automóveis onde também constará a letra correspondente à categoria da habilitação. As restrições médicas e o exercício de atividade remunerada também deverão ser informados em campo específico da CNH.

Além disso, a CNH terá um QR Code que, quando escaneado, apresentará todas as informações contidas no documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor.

Comentários