Taboão se prepara para período de chuvas e retira mais de 20 mil toneladas de resíduos de córregos e bueiros

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/12/2021

O verão está próximo e com a chegada da estação inicia o período de chuvas. Para evitar que enchentes e alagamentos aconteçam, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Manutenção, está realizando a limpeza de córregos, bueiros, bocas de lobo e vias públicas. Ao todo, mais de 20 mil toneladas de lixo e entulho já foram recolhidos.  Os trabalhos fazem parte do Movimento #TaboãoVamosCuidar, que tem como objetivo realizar ações de zeladoria e incentivar a população a colaborar com a limpeza da cidade. 

Na quarta-feira, 15/12, o prefeito Aprígio se reuniu com representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Manutenção, Obras, Comunicação, Transportes e Mobilidade Urbana, Saúde, Assistência Social e Cidadania, Habitação e Meio Ambiente, para alinhar os últimos detalhes do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O plano estabelece as estratégias a serem adotadas pelo município em caso de enchente.

O prefeito Aprígio recordou o início da administração e o compromisso firmado com os taboanenes. “Em janeiro, quando assumimos a Gestão, Taboão da Serra havia sido castigada pelas chuvas de final de ano. Tivemos muito trabalho para ajudar a população e limpar as vias. Me comprometi com os moradores a realizar  ações efetivas para o combate às enchentes e, por isso, realizamos essa força-tarefa”, explicou.

O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, ressaltou que a Prefeitura está fazendo a sua parte e que o município cobra o Governo Estadual para que fazem a deles também. “O problema das enchentes em Taboão da Serra é histórico. Há muitos anos nossa cidade sofre no períodos de chuvas, mas estamos fazendo a nossa parte para que este ano seja diferente. As equipes da Secretaria de Manutenção estão todos os dias nas ruas, fazendo a limpeza dos córregos, bueiros e das vias”, disse. “Já protocolamos ofício, fomos até o Governo do Estado de São Paulo, e estamos cobrando constantemente para que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) faça a lição de casa e execute a limpeza dos piscinões e dos córregos nas áreas de divisas. Até o momento nada foi feito por eles e não queremos que essa atitude prejudique os moradores de Taboão da Serra”, completou.

Seu lixo pode voltar

O lixo doméstico e demais resíduos sólidos, como entulho, móveis velhos e objetos em desuso, devem ser descartados de maneira correta. Caso contrario, eles podem parar em rios e córregos, o que impedirá a passagem da água da chuva, resultando em enchentes, isso quando esses resíduos não voltam para rua ou para dentro de casa.

Por isso, através do movimento #TaboãoVamosCuidar, a Prefeitura de Taboão da Serra orienta a população a realizar o descarte correto:

Serviço:

Secretaria de Manutenção

Rua Áurea Tavares, 671, Jardim Vila Sônia

Telefone: (11) 4788-4100 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

Comentários