Verão será marcado por chuvas acima da média e períodos menos prolongados de calor

Por Natália Bassi | 21/12/2021

Nesta terça-feira (21), a partir das 12h59 do horário de Brasília, começa oficialmente o verão em todo o país. A estação do ano conhecida por suas temperaturas elevadas e grande acúmulo de chuvas, terá algumas mudanças em razão do  fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico. As chuvas estarão presentes, porém as ondas de calor serão menos prolongadas, com presença de dias frios. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mudanças  no clima serão mais repentinas. Será comum a incidência de chuvas fortes, com possibilidade de granizo, na parte da tarde. Além disso, há o risco de transbordamento de rios, lagos e deslizamento de encostas pelo grande acúmulo de água. 

No Estado de São Paulo, as chuvas serão acima da média na região sul e oeste e abaixo da média no extremo nordeste. Na capital e nas cidades ao entorno, como é o caso de Taboão, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu, a temperatura deverá ficar mais baixa do que o normal previsto para essa época

 

Comentários