Linha 282 que liga Juquitiba a São Paulo é autorizada a voltar; trajeto terminará no Metrô Butantã

Por Natália Bassi | 16/12/2021

A linha 282 administrada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que deixou de circular no ano passado, teve autorização para voltar a funcionar. A decisão foi publicada na quarta-feira (15) em portaria assinada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo. No entanto, desta vez, ela não irá mais ao Terminal Tietê. O ponto final da linha acontecerá na estação Butantã da Linha-4 amarela.

De acordo com a prefeitura, o novo itinerário percorrerá as avenidas Pirajussara e Eliseu de Almeida. Além disso, uma parte do trajeto será feito pela Rodovia Régis Bittencourt, como anteriormente. Ao todo, são esperados 09 ônibus operando na linha.

A linha que levava moradores de Juquitiba até São Paulo foi suspensa há um ano após a prefeitura de São Paulo publicar uma portaria proibindo diversas linhas da EMTU de entrar na cidade. A falta do coletivo trouxe dificuldades aos moradores do município que, ao invés de pegarem um único ônibus para chegarem em seu destino final, precisaram se adaptar à nova realidade. O percurso ficou muito maior, o gasto aumentou, já que foi necessário pegar vários ônibus para suprir a demanda e o tempo de chegada no destino ficou mais longo.

Após pressão de diversos agentes da sociedade civil, deputados estaduais, vereadores, prefeitos, consórcio de cidades e Ministério Público, a prefeitura de São Paulo voltou atrás da decisão. No entanto, com um trajeto bem menor do feito anteriormente pela linha.

Para que o coletivo passe oficialmente a circular, a EMTU precisará prosseguir com o processo de retorno junto ao Consórcio Intervias, responsável por operar algumas linhas intermunicipais da região.

Comentários