Palestra sobre Educação Inclusiva amplia conhecimento de Educadores

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 26/05/2011

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveu palestra sobre Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Intelectual, nos dias 17 e 18 de maio. Cerca de 850 educadores estiveram presentes à Escola Modelo Álvaro Rodrigues Pereira e assistiram a apresentação da professora Drª Adriana Limaverde, autora de diversos livros, produções técnicas e artísticas culturais no trabalho com Educação Inclusiva.

Dra Adriana destacou que os educadores devem romper os mitos referentes à educação com crianças especiais e ressaltou a ênfase em métodos e técnicas de ensino. Foram tratados os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem leitura e escrita, deficiência intelectual, inclusão ensino fundamental, alfabetização e atendimento educacional especializado. “Na escola com crianças especiais desaparece as diferenças e as crianças não são separadas em grupos. Todos os alunos têm dificuldades e só as notas e a avaliação da escola não significa que uma pessoa sabe mais ou menos que a outra. Medir o que uma criança sabe ninguém consegue, às vezes nem a criança, porque somos diferentes por natureza. A escola carece é de ensino. Ou se ensina, ou reproduziremos analfabetos”, ressaltou a palestrante.

Para o prefeito Jorge Costa, todas as atividades extra sala de aula são de extrema importância para a capacitação dos decentes da Prefeitura. “Nossa rede municipal de educação oferece hoje o que há de melhor na área”, defendeu.

Os participantes deram grande importância ao conteúdo que foi apresentado. Foi mais uma oportunidade de trocar experiências, aprender algo novo e complementar o conhecimento. Aliar a teoria com a prática colabora para que o aluno seja adaptado à escola e tenha o seu direito de acesso ao aprendizado e ao convívio social garantidos. Também é fundamental para os educadores conhecerem mais sobre o processo de inclusão dos deficientes no ensino regular.

A secretária de Educação Irani Baciega Roschel, que fez a abertura do evento, agradeceu a presença de todos e disse que estava satisfeito em proporcionar mais uma palestra aos educadores. “Houve muitos avanços na educação em Itapecerica, graças ao empenho e ao trabalho de todos que atuam nesta área”, finalizou.

Já o vice-prefeito Antonio Trolesi, que representou o prefeito Jorge Costa, disse que estava muito feliz em participar mais uma vez da palestra. “Adquirir informação é muito importante para quem lida com a educação. Estamos trabalhando, construindo escolas e lutamos para fazer o melhor para a Educação de Itapecerica”, concluiu.

Comentários