Dezembro Verde: alunos da rede municipal de Embu são incentivados a serem protetores dos animais

Por Mariana Félix | 13/12/2021

Dando continuidade ao Dezembro Verde, mês de prevenção ao abandono de animais, no dia 8/12 cerca de 70 crianças do 1º ao 5º ano da EM Villa Lobos (Jardim Batista) participaram de uma atividade educativa sob a coordenação da médica veterinária Weluma Santos e sua equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De forma descontraída e lúdica, os alunos receberam noções de posse responsável para que eles sejam multiplicadores dessas orientações junto às suas famílias e da comunidade ao entorno. As unidades escolares Primavera, Santo Antônio e Pastor Américo de Oliveira também foram atendidas.  

A conscientização coletiva sobre o cuidado e a castração são as principais alternativas para o controle de animais abandonados. “Os animais sentem fome, frio, sede e têm necessidade de receber carinho. Eles devem ser bem cuidados, vacinados e levados ao veterinário periodicamente. Não podemos jogar os animais no lixo” – afirma Weluma. Segundo ela, cerca de 80% das ligações recebidas no CCZ são de pessoas que não querem ficar com seus animais. Na cidade também há muitos casos de bichos abandonados em unidades de saúde e escolas, o que caracteriza crime e pode gerar pena de até cinco anos de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20.

Dentro das ações da campanha, recentemente, o Parque do Lago Francisco Rizzo recebeu um espaço PET para que os donos possam passear e brincar com seus animais. O Dezembro Verde é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio de empresas parceiras.

Comentários