Silvia Maia lança livro da sua arte naif; Valdeck de Garanhuns abre evento

Por Mariana Félix | 9/12/2021

A artista Silvia Maia lança o seu livro ”Pinturas naif – olhares, traços e memórias afetivas”, em uma tarde de autógrafos que acontece no sábado (11/12), às 16h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. A Secretaria Municipal de Cultura apoia o evento.

Radicada em Embu das Artes há mais de 30 anos, a pernambucana Silvia reúne a sua produção artística no livro, que para ela tem um significado de tributo à vida em tempos tão difíceis. “Quando a humanidade entra em contato com a dor e as incertezas, a arte age como um bálsamo e uma cura para a alma”, declarou.

Psicóloga de formação, ela afirma que a arte ressignificou sua vida quando começou a pintar já numa idade madura, logo se identificando com a arte naif, por ser espontânea e livre. Em suas criações, Maia usa muitas cores primárias e alegres, trabalhando contrastes e combinações de uma forma instintiva e de fácil comunicação. “Coloco o meu coração e a minha alma e, assim, alcanço naturalmente a sensibilidade do observador”, afirmou.

Os temas das suas pinturas são das suas memórias da infância vivida em Recife, das expressões populares do Nordeste, das festas religiosas e das danças folclóricas. O folclore paulista tornou-se outra influência em seu trabalho, depois que se encantou com as apresentações de grupos e artistas no “Revelando São Paulo” – importante festival de cultura popular tradicional paulista – no qual também expôs e criou suas obras.

Mestre Valdeck de Garanhuns abre o evento  
Para abrir o evento, a partir das 15h, em frente ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu, haverá uma participação especial, com a apresentação gratuita do Mestre Valdeck de Garanhuns, que tem uma carreira consagrada em diversos tipos de arte, expressando-se no teatro, na pintura, no cordel, na poesia e, sobretudo, com os famosos mamulengos (atração principal), que é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos típico do nordeste brasileiro.

Sábado (11/12) 

16h – Lançamento do livro “Pinturas naif – olhares, traços e memórias afetivas”, de Silvia Maia

15h – Apresentação de Valdeck de Garanhuns

Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes

Comentários