Prefeito Aprígio entrega Cras Trianon

Por Natália Bassi | 3/12/2021

O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio (Podemos), entregou nesta sexta-feira (03) o novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no Jardim Trianon. O equipamento funcionará na praça Anízia Paulino Saraiva entre a estrada José Maria da Cunha e a rua Rodrigues Alves.

Ao todo, segundo a prefeitura, 20 mil pessoas serão atendidas pela nova unidade. Ela será referência para a população do Jd. Freitas Júnior, Jd. Record, Jd. Roberto, Vila Mafalda, Jd. Trianon e Sítio das Madres.

Durante a inauguração, o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein, enfatizou em seu discurso a importância do Cras no fortalecimento de políticas públicas e lembrou que ele é o primeiro equipamento a ser procurado pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“São infinitas situações que o Cras atende. Aqui é a porta de entrada para que os técnicos, os psicólogos, assistentes sociais, aqueles do administrativo, vão atuar para restabelecer a convivência e restabelecer o direito daquela pessoa que foi violentada. Se engana aquele que pensa que o Cras é feito apenas para suprir uma necessidade física. A política de Assistência Social no Brasil avançou e avançou graças a pessoas que têm o compromisso como o senhor tem (Aprígio) e graças aos profissionais da assistência que também trabalham para garantir o direito das pessoas”, falou Wagner Eckstein.

O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, que participou ativamente do processo de construção da nova unidade, lembrou que, apesar do país passar por um momento difícil, Taboão da Serra fortaleceu as políticas de Assistência Social.

“Nós estamos passando por um momento muito difícil, como sociedade, como povo e no Brasil, especificamente, com uma política pública retrógrada que tem sido, em alguns pontos, política pública de exceção. Quero dizer que cabe hoje, um governante como o senhor, cuidar do povo. Dar amor, carinho e socorrer aqueles que mais precisam”, disse o secretário.

Um dos primeiros equipamentos entregues em sua gestão, o Cras, segundo Aprígio é de extrema importância para a cidade e a marca de um governo que se preocupa com a população.“Estou muito feliz de poder ajudar as pessoas. É para isso que serve a gente ser político, é para trazer melhorias para a nossa cidade”, reafirmou.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi, representante do Jd. Trianon, falou à reportagem do Jornal Na Net sobre a mudança que o Cras trará para a região. “Essa é uma conquista muito importante. Agora os moradores do bairro terão o equipamento pertinho de casa. Políticas públicas de Assistência Social são necessárias para a promoção da igualdade e também da dignidade de tantas pessoas que passam por dificuldades. Lutei muito para que isso se tornasse realidade. Hoje, vendo essa conquista sair do papel, dá sensação de dever cumprido”, disse.

Participaram da inauguração, além do prefeito Aprígio, o secretário de Manutenção, Dr Eduardo Nóbrega, secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein secretária de Educação, Dirce Takano, secretário de Obras, Valdemar Aprígio, secretário de Cultura, Binho, secretário de Administração, Junior Eckstein, secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos, secretário de Comunicação, Arnoldo Landiva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Leme, vereador Dr. Ronaldo Onishi, vereador Anderson Nóbrega, vereador Alex Bodinho, vereador Manoel Nezito, vereador Celso Gallo, vereador Sandro Ayres, vereador Enfermeiro Rodney, vereador André Egydio, vereador Wanderley Bressan, vereadora Joice Silva e vereadora Érica Franquini.

CRAS

O CRAS é responsável por coordenar os programas sociais dos governos municipal, estadual e federal na cidade. Ele possibilita o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

Por meio da equipe, o Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Comentários