Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais terão redução no valor da conta de luz automaticamente
Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal terão redução no valor da conta de luz. Elas passarão a ser incluídas, automaticamente, como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. A previsão é que mais de 11,5 milhões de famílias sejam beneficiadas com descontos de até 65% na fatura mensal da conta de luz. Atualmente, 12,3 milhões de famílias de baixa renda já fazem parte do programa.
Com a nova medida, que tem como intuito desburocratizar o processo de ingresso no programa social, a família não precisará mais requerer individualmente o benefício. A partir de agora, o cadastramento será automático.
Para receber a tarifa social é obrigatório que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. Famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento também fazem parte do grupo. No entanto,nesse caso, a renda mensal precisa ser de até três salários-mínimos. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.