Anvisa confirma dois casos da variante Ômicron em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que dois brasileiros apresentaram resultado positivo para a nova variante Ômicron. De acordo com a agência, a testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein, em São Paulo. Apesar do resultado positivo, uma nova análise laboratorial será feita.

Segundo informações, a testagem foi feita após uma dessas pessoas chegar da África do Sul no dia 23 de novembro. Em um primeiro instante, o PCR deu negativo. No entanto, como ele iria voltar ao país, foi necessário fazer um novo teste. Dessa vez, em companhia da sua esposa, no dia 25 de novembro, o resultado de ambos foi positivo.

“Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo", disse em a nota a Anvisa.

Diante da confirmação de covid-19, o sequenciamento genético foi feito pelo Hospital Albert Einstein. Um dia após a pesquisa, a variante foi identificada.

A partir de agora, o material será destinado ao Instituto Adolfo Lutz para que haja um novo sequenciamento para se ter a certeza se é ou não a variante Ômicron.

Diante da situação, a Anvisa solicitou medidas de saúde pertinentes ao Ministério da Saúde e às Secretarias Estaduais e Municipais de São Paulo.

"A Agência ressalta que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro", informou.

Comentários