Semana do Glaucoma em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/05/2011

O Glaucoma é uma doença dos olhos causada pelo aumento da pressão intra-ocular que provoca uma lesão do nervo ocular e pode levar a uma perda de visão e até mesmo cegueira. Entre os dias 23 e 30 de maio, o Governo da Cidade de Embu das Artes promove a Semana de Enfrentamento ao Glaucoma.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para orientar a população e encaminhar os casos para consulta com o especialista. Ele fará medição da pressão dos olhos e dará o primeiro diagnóstico.

Há alguns tipos de Glaucoma sendo eles: crônico, agudo, de pressão normal, secundário e congênito. Os sintomas do agudo são: dor, olhos vermelhos, visão turva, baixa capacidade de visão. Já os do crônico são: ausência de sintomas no início e perda parcial de visão lateral e até perda total da visão.

O tratamento varia de acordo com o diagnóstico. Consiste em medicações como colírios e comprimidos disponíveis no Programa de Alto Custo, do Governo do Estado, utilização de laser e até cirurgia. Os grupos de risco são classificados com base em alguns fatores: hereditário, pessoas com mais de 40 anos, considerados da raça negra, míopes com elevado grau, diabéticos, pacientes que tiveram trauma nos olhos ou doenças intra-oculares.

As pessoas que se enquadrem em alguns desses fatores deverão realizar exames periódicos. Para isso, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer o teste para saber se tem risco, ou não de ter Glaucoma.

Júlio Marcondes

Comentários