Você pode sacar até R$ 500 em dinheiro com o Pix em lojas a partir de agora

Por Mariana Félix | 29/11/2021

A partir desta segunda-feira (29) o Pix, meio de pagamento em tempo real criado pelo Banco Central, passa a aceitar mais dois tipos de serviços. Além de enviar e receber dinheiro, agora será possível também sacar dinheiro sem necessidade de cartão bancário ou de crédito, nem de uma agência bancária.

Com o Pix Saque e o Pix Troco, a pessoa poderá sacar dinheiro usando o Pix em qualquer estabelecimento comercial ou caixa eletrônico que adote o serviço. Veja como vai funcionar.

Para que serve o Pix Saque e o Pix Troco?

Com esses dois produtos, o Banco Central diz que pretende aumentar os pontos de retirada de dinheiro, além de ampliar a competição no mercado, o que deve melhorar os serviços de saque.

Outra vantagem, diz o Banco Central, é estimular a inovação no mercado, criando novas possibilidades de negócios para comerciantes e instituições financeiras.

Como vai funcionar?

Tanto no Pix Saque quanto no Pix Troco, o usuário que deseja retirar dinheiro mandará um Pix, da mesma forma como faz hoje.

Manda o Pix para a conta da loja onde ele vai sacar. Ao receber o Pix, o comerciante entrega ao cliente o dinheiro indicado.

Onde estará disponível?

O Pix Saque e o Pix Troco vão estar disponíveis nos estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos que tenham optado por ofertar esses serviços. A adesão não é obrigatória aos comerciantes.

As informações sobre quem oferece os serviços serão disponibilizadas pelo Banco Central no endereço dadosabertos.bcb.gov.br para que qualquer pessoa ou empresa desenvolva funcionalidades de conveniência que facilitem a localização dos pontos de Pix Saque e Pix Troco disponíveis, além de informações adicionais sobre a prestação do serviço, como horários disponíveis para saque, por exemplo.

*Com informações do UOL

Comentários