Rede Cegonha da Região de Mananciais promove capacitação Plano de Parto em Itapecerica da Serra

Por Mariana Félix | 24/11/2021

A Rede Cegonha da Região dos Mananciais realizou, no dia 11 de novembro, uma capacitação sobre a importância da construção do Plano de Parto.

Participaram do evento cerca de 230 profissionais da Atenção Básica de Saúde, de hospitais, maternidade, representantes do Estado e dos oito municípios que integram a Região de Mananciais: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Com o tema: “Da concepção ao nascimento: a importância da construção do Plano de Parto”, a capacitação abordou os seguintes assuntos:


* Plano de Parto como dispositivo para o cuidado compartilhado: palestra da Dra. Vanessa Polegati, articuladora da Humanização NTH-SES/SP e membro da Rede Cegonha RRAS 4, que falou sobre a medicalização excessiva do parto, a patologização da gestação e do parto, a gestação e o parto como objetos do conhecimento e prática médica, a mulher como objeto passivo diante do saber técnico, as intervenções desnecessárias e iatrogênicas e sobre a banalização da cesariana.

* Desmistificando o Plano de Parto. Seu valor e verdadeiro poder: assunto abordado pelo Dr. Newton Tomio Miyashita, graduado em medicina pela PUC Campinas, com especialização em obstetrícia e ginecologia pela FEBRASGO (TEGO) e ALSO, e em administração hospitalar pelo PROHASA-CEAHSFGV-SP. O médico trouxe esclarecimentos sobre o Plano de Parto que, quando construído desde o pré-natal, tem o poder de criar um diálogo e uma parceria entre a gestante e o profissional, dando à parturiente a oportunidade de conversar sobre todo o processo e transformar o parto em um momento de boas lembranças.

* A experiência do Plano de Parto em uma casa de parto: Drª Aline Zorzim Berger, graduada em enfermagem (UNASP), especialista em enfermagem obstétrica (UNASP), doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP, parteira urbana e coordenadora do Curso de Pós Graduação em Enfermagem Obstétrica UNASP-SP, trouxe a experiência da Casa Angela, casa de parto da qual ela é supervisora. Inaugurada em 2009 por uma equipe de voluntárias, a Casa Angela oferece atendimento totalmente gratuito pelo SUS desde 2019. De acordo com a enfermeira, existem apenas 3 casas de parto no Brasil, duas das quais estão instaladas em São Paulo, sendo uma delas a Casa Angela, que está localizada no Jd. São Luiz, zona sul de São Paulo. Dra. Aline esclareceu que a Casa Angela realiza consultas de pré-natal a partir da 28ª semana, com consultas intercaladas com a UBS de referência da gestante. Também são realizados grupos e oficinas de apoio à gestação e à maternidade. A assistência ao trabalho de parto é oferecida às mulheres que apresentam baixo risco, já que se trata de um cenário extra-hospitalar. Também são proporcionadas consultorias em aleitamento humano, consultas de pós-parto e grupos de apoio com temas específicos que ajudam a mãe e a família a cuidar e acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Comentários