Desvendando os 6 mitos sobre consórcio

Por Outro autor | 19/11/2021

O consórcio é, sem dúvida, uma maneira segura e facilita bastante a compra de um bem de alto valor como um carro, uma casa, ou ainda, fazer uma viagem dos sonhos, um curso e até uma cirurgia plástica. Trata-se de uma modalidade, atualmente, muito popular de compra cofinanciada. Isso significa que um grupo de pessoas, com um desejo em comum, reúne-se e faz uma espécie de poupança conjunta para a compra de bens parecidos.

O sistema de consórcio existe há muitos anos, mesmo assim, existe uma série de mitos que podem confundir o consumidor. Neste artigo, você conhecerá a verdade sobre alguns deles e ter a certeza de que não passam de mitos.

Mito 1 – Tem juros embutidos

Esse é o mito campeão, mas a verdade é que, ao contrário do financiamento, as parcelas do consórcio não têm juros. Claro que isso não significa que você só irá pagar apenas o valor da carta de crédito. Na verdade, em cada parcela, existem taxas obrigatórias, como a de administração e a de reserva.

Lembrando que esses custos garantem a segurança do consórcio, no caso de algum imprevisto. As parcelas são reajustadas, anualmente, de acordo com o valor do bem. Esse reajuste vale também para a carta de crédito, afinal, é isso que garante o poder de compra do início até o fim do plano.

Mito 2 – Demora na entrega do bem

O consórcio é uma compra programada. E todo mês são entregues cartas de crédito por sorteio e lance. Isso significa que todos os participantes serão contemplados no prazo máximo do grupo. Para quem tem pressa, pode fazer uma oferta por lance para antecipar a contemplação. Funciona como um leilão: quem fizer a maior oferta, leva.

Mito 3 – Caso eu cancele meu consórcio, perco meu investimento

Se você cancelar seu consórcio, sua cota ainda continuará participando dos sorteios mensais e quando for sorteada, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, com o desconto das taxas previstas em contrato.

Mito 4 – Para começar, preciso dar entrada

Sem dúvida, a maior vantagem do consórcio, em relação a outras formas de compra, é não ser preciso dar entrada nem parcelas intermediárias. E isso nem mesmo no consórcio de imóveis. O consorciado só precisa pagar, mensalmente e em dia, as parcelas para concorrer aos sorteios ou para dar lances.

Mito 5 – Para consórcio de imóveis, não pode usar FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) sempre ajuda quem está planejando a compra de uma casa e pode ser usado, sim, no consórcio de imóveis. Sem contar que o valor pode ser usado como lance, ou ainda, para quitar o saldo devedor da sua cota. Mas atenção: só o FGTS do próprio consorciado pode ser utilizado.

Mito 6 – Definitivamente, não é um negócio confiável

O consórcio de carro, por exemplo, é uma modalidade bastante procurada por quem tem perfil poupador, isso porque é uma compra programada segura e que já beneficiou mais de 7 milhões de brasileiros, segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

E agora é a hora de você realizar seu sonho com um consórcio. A Embracon é uma especialista em consórcio e atua há mais de 30 anos no mercado, sendo uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central

Comentários