Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra à covid-19 para toda a população acima de 18 anos

Por Natália Bassi | 16/11/2021

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (16) que toda a população brasileira acima de 18 anos irá receber a dose de reforço da vacina contra à covid-19. O anúncio foi feito durante lançamento da campanha de Megavacinação contra a Covid.

Como já divulgado anteriormente pelo ministério, o prazo para tomar a terceira dose diminuiu de 06 para 05 meses após o esquema vacinal ser concluído. A medida vale para quem tomou os imunizantes da Pfizer, Janssen, Coronavac e Astrazeneca.

“O que norteia a dose de reforço? É a necessidade de reforçar o esquema imunológico. O que nos motivou foi colocar, primeiramente, os grupos prioritários, os mais idosos. Os primeiros a serem vacinados com as doses de reforço são os que têm a faixa etária mais elevada, mas temos outros grupos com a faixa etária mais abaixo. Então, liberamos para qualquer pessoa, depois dos cinco meses”, disse Rosana Leite de Melo, secretária Extraordinária de Atenção à Covid-19.

A dose adicional será preferencialmente da Pfizer. No entanto, na falta dessa vacina, serão aplicados os imunizantes da Astrazeneca ou da Janssen.

A expectativa da pasta é que todos os brasileiros dessa faixa etária recebam a terceira dose pelo menos até maio de 2022. Por enquanto, 12,5 milhões de pessoas são esperadas em novembro e 2,9 milhões em dezembro.

Comentários