Dr. Moacir Tertulino lança candidatura à presidência da OAB Taboão da Serra pela Chapa 2

Por Natália Bassi | 12/11/2021

O ex-presidente da 211ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) de Taboão da Serra/SP, Dr. Moacir Tertulino, lançou sua candidatura ao cargo de presidente para o triênio 2022/2025 pela Chapa 2 - A Valorização da Advocacia. Com a vice-presidente Dra. Bianca Bononi, as principais bandeiras defendidas pela chapa são a aquisição da sede própria da Casa da Advocacia e da Cidadania da subseção, valorização permanente da categoria, ampliação de salas de atendimento e o fortalecimento da Escola Superior da Advocacia (ESA).

O lançamento, que aconteceu na quarta-feira, 10, no auditório da Faculdade Anhanguera, contou com a presença de diversos advogados, imprensa, além dos outros integrantes da chapa, como a secretária adjunta, Dra. Andréia de Jesus Monteiro, o secretário geral, Dr. Sérgio Lázaro Ferreira e o tesoureiro, Antônio Emídio dos Santos.

Dr. Moacir Tertulino lembrou das dificuldades que a categoria sofreu e ainda sofre com a pandemia.

“A pandemia fez com que, em média, 40% dos escritórios de advocacia fechassem as portas. Isso pode ser constatado por qualquer um de vocês. Basta ver em seu bairro quantos advogados tinham antes da pandemia e quantos tem hoje instalados. Muitas portas foram lacradas porque não conseguiram dentro do período de pandemia sequer pagar o que se paga de aluguel. E para tristeza nossa, a Subseção de Taboão da Serra abriu uma única sala possibilitando aos advogados fazer com que os seus trabalhos lá fossem realizados. Ou seja, advogado que pagou anuidade, que eu diria que é uma das maiores, se não for a maior anuidade que se paga em uma instituição dentro desse país, nós pagamos uma anuidade gritante e na nossa Subseção temos os colegas que perderam seus espaços, pois temos uma única sala. O advogado tem que contar com aquela boa vontade de não ter mais colegas fazendo audiência para ele ter seu espaço”, salientou

O candidato à presidência também falou sobre o trabalho não ter parado nesse período, mas a Subseção ter fechado. “O judiciário não parou. Ele fechou as portas, mas continuou tramitando. Não se pode fechar aquilo que a gente tem de ferramenta jurídica. Se o país fechar o judiciário, acabou o país, ou seja, ele deixa de ser um país verdadeiro. Se não tem justiça, acabou. Se o judiciário não pode atender as necessidades mínimas de uma sociedade. Mas a nossa Subseção fechou as portas, ela deixou de acolher o advogado”, disse.

As projeções para o futuro, caso a Chapa 2 saia vencedora, segundo Dr. Moacir Tertulino é que o profissional se sinta mais valorizado dentro da Casa do Advogado.

“O advogado vai ter três salas funcionando durante o período das 9h às 18h na Casa do Advogado. Naquele espaço, o advogado poderá agendar, atender o seu cliente, seja da Assistência Judiciária ou cliente particular. Ele vai lá e usa a sala. A nossa Casa do Advogado tem que ser aberta para que o advogado sinta de forma respeitosa que aquele espaço é dele. A nossa Subseção tem que estar pronta para dar ao advogado uma boa condição e não deixar ele ali como aquele que só paga e nada tem para ele ter conforto em seu atendimento”, pontuou.


Candidatos da Chapa 2 - Valorização da Advocacia

Presidente - Dr. Moacir Tertulino
Vice-presidente - Dra. Elaine Bianca Bononi
Secretária Adjunta - Dra. Andréia de Jesus Monteiro
Secretário Geral - Dr. Sérgio Lázaro Ferreira
Tesoureiro - Antônio Emídio dos Santos


Propostas da Chapa 2 – Valorização da Advocacia para o triênio 2022/2025

Valorização da Advocacia
Maior representatividade com formação de lideranças
Por mais inclusão
Gestão Acessível
Prerrogativas
Ética e disciplina
Valorização do advogado conveniado a Defensoria Pública da Subseção
Saúde e bem-estar da advocacia
Esporte e lazer
Sede própria da Casa de Advocacia e Cidadania
Fortalecimento do ESA
Apoio Constante a Jovem Advocacia
OAB vai à faculdade
OAB vai à escola
OAB Concilia
Novas Comissões
Integração
Revista Periódica
Criação de um Núcleo Tecnológico
OAB cumprindo seu papel social
Propostas de construção conjunta com a advocacia

Eleições

A eleição acontecerá no dia 25 de novembro das 9h às 17h, na Casa do Advogado, no Parque Pinheiros.
Pela primeira vez na história, ela será por meio de uma urna eletrônica.

Comentários