PSI Santo Onofre atende 40% de pacientes de municípios vizinhos e sofre com superlotação

Por Sandra Pereira | 11/11/2021

O Pronto Socorro Infantil do Santo Onofre (PSI Santo Onofre), em Taboão da Serra, está registrando recordes quase diários de atendimento e superlotação. A unidade de saúde é referência para crianças em Taboão da Serra, mas, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, também está sendo cada vez mais procurada por moradores de Embu das Artes e São Paulo. A superlotação aumenta o tempo de espera para atendimento e ocasiona críticas de quem procura o serviço, sem falar na sobrecarga de trabalho dos profissionais.

Aproximadamente 32% dos atendimentos realizados no PSI Santo Onofre são de moradores de Embu das Artes. São Paulo representa entre 10 a 11% dos atendimentos feitos lá. Enquanto Taboão da Serra soma 58% do total de atendimentos realizados no Santo Onofre.

Os números constantemente apresentados nas audiências públicas de prestação de contas da saúde servem de alerta para o fato de que a unidade também é referência para municípios vizinhos, o que justifica a sobrecarga de atendimento.
Basta poucos minutos de conversa com os profissionais que trabalham no PSI Santo Onofre para identificar que a superlotação no atendimento afeta a rotina da unidade quase diariamente, todas as vezes que é preciso remanejar pacientes internamente, para evitar que haja superlotação nos corredore

Outro aspecto que é destacado pelos profissionais é o fato de que quando a equipe precisa realizar remoções de pacientes para outras unidades de saúde, em função do agravamento dos seus quadros clínicos, o atendimento no local fica defasado por algumas horas durante a realização do procedimento.

O PSI Santo Onofre foi projetado seguindo as normas preconizadas pelo SUS, que orientam a organizar um serviço de saúde levando em consideração a população do município em questão, e sendo um equipamento voltado para a população infantil, é projetado a partir do número aproximado de munícipes em idade infantil, segundo as estimativas do IBGE.

Comentários