Bolsa Família agora é Auxílio Brasil

Por Mariana Félix | 8/11/2021

A partir de novembro o programa social do Governo Federal Bolsa Família será substituído nacionalmente pelo Auxílio Brasil.

O Auxílio Brasil deverá integrar benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego. Ao mesmo tempo em que visa garantir uma renda básica às famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo ainda ferramentas para a emancipação socioeconômica.

O novo programa atenderá famílias em situação de extrema pobreza e famílias em situação de pobreza, que possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 (vinte e um) anos incompletos.

Os 3 benefícios básicos são:
- Benefício Primeira Infância: para famílias que possuam em sua composição crianças com idade entre 0 (zero) e 36 (trinta e seis) meses incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tal situação;

- Benefício Composição Familiar: para famílias que possuam em sua composição gestantes ou pessoas com idade entre de 3 (três) e 21 (vinte e um) anos incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tais situações. A família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica;

- Benefício de Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.

Para ter acesso ao benefício o cidadão tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Quem já tem o Bolsa Família, não se preocupe: a mudança é automática. Informações sobre o processo de cadastro podem ser obtidas pelo telefone (11) 4667-4612 ou Whatsapp (11) 94011-0064 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas).

Comentários