Prefeito Aprígio entrega primeiro consultório móvel odontológico de Taboão da Serra

Por Natália Bassi | 5/11/2021

O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio (Podemos) entregou nesta sexta-feira, 05, o primeiro consultório odontológico móvel da cidade. A van, apelidada de Odonto Móvel Escolar, será utilizada exclusivamente para atender crianças da rede municipal de ensino. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda impositiva de R$280 mil enviada ao executivo pelo vereador André Egydio (Podemos), que também é dentista.

“Essa ideia foi do prefeito. Eu criei o odontomóvel, mas ele quis que fosse nas escolas. Era pra ser entregue, na verdade, no passado, mas felizmente estamos entregando esse ano para retomar uma situação antiga que é a odontologia escolar. É importante para fazer a prevenção das crianças. Vamos fazer uma ação conjunta para integrar as secretarias em favor do bem estar da população”, falou o vereador André Egydio.

O prefeito Aprígio afirmou que um dos compromissos do seu governo é trabalhar pela população e que a entrega da van servirá para cuidar de quem precisa.

“Não vale a pena a gente ser governo se nós não trabalharmos pelas pessoas. Nós estamos começando a reconstrução de Taboão da Serra e nós vamos terminar essa reconstrução junto com a nossa população vendo a felicidade das pessoas. Nós estamos aqui empenhados em trazer melhoria para a nossa cidade e levar essa melhoria para próximo de quem precisa. É o que estamos fazendo hoje levando esse equipamento de saúde para as escolas. Ali tem gente precisando”, enfatizou Aprigio.

Em resposta ao Jornal Na Net, o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, explicou que o odontomóvel será essencial para diminuir a demanda de atendimento que aumentou durante a pandemia com a paralisação de alguns serviços e que ele ficará, em média, 15 dias em cada escola.

Em todas as escolas é feito uma avaliação de risco das crianças. Todas as crianças são examinadas previamente por uma equipe de saúde bucal. As crianças que têm um risco maior de cárie já são triadas para esse tipo de atendimento. Então a van vai até a escola, já que ela tem uma acessibilidade muito fácil, e um consultório móvel completo vai funcionar. Então as crianças que têm um risco maior vão ser atendidas nessa unidade dentro da escola. O período a gente acredita que vai ser de 15 a 20 dias para conseguirmos fazer o atendimento”, explicou Tarifa.

Já a secretária de Educação, Dirce Takano, salientou que esse é mais um dos investimentos feitos na pasta na gestão Aprigio.

"Esse olhar humano que ele (Aprígio) tem para as pessoas é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças. Nós trabalhamos com uma criança de 0 a 10 anos, onde há todo o processo de formação delas e a saúde bucal é essencial. Nós temos muitas crianças com necessidades de atendimento odontológico e a possibilidade dessa van ir até a escola será um grande diferencial para manter a saúde”, refrisou Dirce.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi (DC) que acompanhou a entrada do consultório odontológico móvel falou sobre a importância das medidas impositivas e como elas são cruciais para o desenvolvimento da cidade e a melhoria dos serviços.

“Agradeço o prefeito por atender as emendas dos vereadores que é muito importante. Quando o Executivo escuta e atende a Câmara Municipal, através das emendas, damos um passo importante. Parabéns ao vereador André, que é da área da odontologia e conhece os problemas da nossa cidade nessa questão odontológica. Nós sabemos que não é barato e esse equipamento servirá para a autoestima das nossas crianças”, disse Onishi.

O odontomóvel será utilizado pela primeira vez neste sábado, 06, durante o evento Impulsiona Taboão que contará com diversas atividades para os taboanenses. Na oportunidade, as crianças já poderão passar por uma consulta.

Comentários