Formandos de inglês e informática lotaram Cemur

O Cemur ficou lotado nesta terça feira, 24, durante a solenidade de formatura dos 852 alunos que concluíram este ano os cursos de Inglês e de Informática oferecidos gratuitamente nas escolas da rede municipal de Taboão da Serra e nas carretas que percorrem os bairros da cidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Evilásio Farias e do secretário de educação, de vários secretários municipais e vereadores que após a sessão da Câmara se dirigiram ao local.


Os formandos são oriundos de várias partes da cidade, especialmente das regiões mais carentes. A maioria não teria condições de pagar pelos cursos.

 Os cursos fazem parte do "Programa de Inclusão Digital e Linguística", desenvolvido há quatro anos em Taboão da Serra , e que tem por objetivo proporcionar à comunidade o aprendizado de um novo idioma, assim como garantir o acesso ao mundo digital, através dos recursos da tecnologia.
“O que nós fizemos em  quatro anos na cidade não foi feito em 40 anos. E o melhor ainda está por vir”, afirmou o prefeito. “Estamos ensinando como se faz educação pública de qualidade”, emendou.

 Cerca de doze mil moradores de Taboão da Serra, inclusive pais e irmãos mais velhos de alunos matriculados nas Escolas de Ensino Fundamental, já fizeram os cursos, o que possibilitou a todos o aprendizado de novas habilidades e a busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

 As aulas são ministradas por mediadores de Informática e de Inglês da Planeta Educação - empresa especializada no desenvolvimento de novas tecnologias na área educacional -, em conjunto com os professores da rede pública. Com duas horas semanais, os cursos aconteceram este ano em dois períodos, com turmas iniciadas em fevereiro e outras em setembro, sempre à noite e aos sábados.

 "Esses moradores não teriam chances de aprender Inglês e Informática se não fossem os cursos, em função da idade, disponibilidade de tempo e padrão de vida. Surgem agora novas oportunidades de emprego e renda. Além disso, é gratificante para nós verificar o entusiasmo deles com o aprendizado", relata Sônia Nagai, coordenadora da Planeta Educação em Taboão da Serra.

 Os certificados de conclusão são emitidos pela Planeta Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Comentários