Embu das Artes corre riscos de ter sua memória histórica apagada; profissionais do turismo se posicionam
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que é ligado à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo abriu consulta pública para definir quais serão os critérios daqui para frente em relação aos bens tombados de Embu das Artes. A medida faz parte de uma portaria que será expedida pelo Governo Federal que tem como principal intuito decidir como ocorrerão as intervenções. A consulta, que fica disponível apenas até sexta-feira (15), pode colocar em risco a história cultural da cidade. Dependendo do resultado, o município pode perder uma grande parte da sua memória histórica. Diante desse cenário que traz preocupação, profissionais da área de turismo pedem que a consulta popular seja adiada para que a sociedade civil e entidades tenham tempo hábil para participarem.
Régis Pires, que é analista de turismo na cidade, explicou que, caso haja alteração nas medidas de preservação dos bens tombados de Embu das Artes, diversas pessoas que fazem o dia a dia acontecer na cidade serão prejudicadas.
“O Iphan abriu essa consulta pública sobre a minuta da portaria que irá reduzir a Poligonal de Preservação do Bem Tomado de Embu das Artes. É de extrema importância a participação popular neste processo. Em especial os moradores, expositores, lojistas, comerciantes, empresários e instituições ligadas às atividades turísticas no Centro Histórico. Essa minuta fará diversas alterações e impactará diretamente todos que trabalham ou moram neste perímetro”, falou.
Entre as mudanças que o governo federal pretende adotar estão a remoção de canteiros, mudanças dos alpendres (beiras acima das portas) e toldos, além da exclusão do Largo 21 e seus elementos. O projeto só não impactaria o Museu de Arte Sacra, o seu entorno e a Pastoral que já são tombados materialmente.Para participar da consulta pública é necessário acessar o formulário (https://forms.gle/Cn6TWRZtChRYXf4G6).
Além disso, a minuta, com todos os detalhes da nova portaria, pode ser vista em https://tinyurl.com/yeshay5b.