E.E Joaquim Fernando Paes de Barros, em Itapecerica da Serra, completa 42 anos

Por Natália Bassi | 8/10/2021

A Escola Estadual Fernando Paes de Barros Neto, localizada em Itapecerica da Serra, completa 42 anos nesta sexta-feira (08). Fundada em 1975,o seu primeiro nome foi Escola Paraíso, já que era localizada no bairro e atendia crianças de 1º a 4º série que moravam na região.

O terreno onde ela foi inicialmente construída pertencia a um morador da cidade. Pedro Belloso foi responsável por ceder uma parte de sua casa para que a instituição virasse realidade e pudesse ser utilizada para alfabetização.

Foi só em 1979, após intervenção do Governo do Estado de São Paulo, que a escola mudou de endereço. Antes localizada na rua Uruguai, ela passou a funcionar em um prédio novo e exclusivo na rua Pérsia.

Na mudança, o seu nome, que antes era Escola Paraíso, passou a ser Fernando Paes de Barros Neto, que era um importante político da época, que faleceu poucos dias antes da inauguração do novo prédio.

Atualmente a escola é tida como uma das mais importantes de Itapecerica da Serra. Com 42 anos de história, milhares de pessoas já se formaram no local e foram alfabetizadas por um grupo de docentes qualificados que fazem o dia a dia acontecer com muita responsabilidade e zelo.


A história de Fernando Paes de Barros Neto

Nascido em Bocaína, Fernando Paes de Barros Neto sempre teve o seu trabalho voltado a questões sociais. Formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi vereador, deputado estadual e federal. Além disso, em 1968, foi indicado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pelo então governador Abreu Sodré.

Casado e pai de 11 filhos, Fernando Paes faleceu em 30 de setembro de 1979, com 68 anos, na cidade de São Paulo.

Comentários