XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 17/05/2011

A superintendente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, Michelle Sales, participou do XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 29 de março e 1º de abril, na cidade de Santos.

O congresso discutiu o tema: “União, Estado e Municípios na Consolidação do SUS: Compromissos e Responsabilidades”, abordando os desafios da concretização do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Foram ministrados cursos e ‘rodas de conversa’ sobre as principais demandas verificadas na saúde pública, sugeridas pelos municípios participantes; além da II Mostra de Experiências Regionais e a eleição e posse da nova diretoria do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Os municípios puderam discutir e trocar experiências sobre a realidade do serviço público de saúde no Estado, o cotidiano dos secretários municipais – o seu papel e atribuições – e também a atividade dos demais profissionais da saúde.

Na quinta-feira, 31 de março, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou uma palestra sobre o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministro enfatizou uma das maiores dificuldades que os municípios enfrentam que é a falta de médicos, apresentando como uma das soluções a descentralização das residências (que os novos médicos residentes deixem de residir apenas na região central do estado e passem a residir em outras cidades).

Para a superintendente Michelle Sales, o Congresso foi muito importante para discutir e buscar soluções em relação à gestão de saúde pública. “Esse congresso veio num bom memento, com idéias novas em relação à Atenção Básica, ao SAMU, etc. Um dos principais pontos discutidos foi a não participação do Estado em relação ao financiamento da saúde nos municípios, que acabam recebendo recursos apenas em âmbito Federal. Vamos lutar para que o Estado também repasse a verba e contribua para a melhoria da saúde nos município“, concluiu.

 

Comentários