Prefeito Aprígio anuncia mais investimento em tecnologia para toda rede municipal de ensino de Taboão

Por Natália Bassi | 24/09/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou nesta sexta-feira (24) o primeiro Encontro de Gestores da Educação. O evento, que aconteceu no Cemur, contou com a presença de diretores e coordenadores de todas as escolas da rede municipal de ensino. O encontro foi feito para anunciar novos investimentos tecnológicos que serão colocados em prática neste e no próximo ano. Entre eles estão aquisição de tablets para professores, ampliação da rede Wi-fi, laboratório móvel de Ipads para todo o Ensino Fundamental e Infantil, além de Chromebooks para os alunos do 3º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária da pasta, Dirce Takano, anunciou ao público presente a integração de mais tecnologia nas salas de aula para ampliar o aproveitamento do ensino e enfatizou que isso nunca tinha sido feito antes no município para a educação infantil.

“Esse esforço do prefeito Aprígio em modernizar e equipar as escolas vai ser comprovado. Todas as unidades de Educação Infantil irão receber um laboratório móvel de iPads. Isso, para quem está em Taboão, sabe que Educação Infantil estava sempre a reboque. Se sobrasse do fundamental, ia”, disse

Além do laboratório móvel, cada unidade também vai receber um notebook até dezembro deste ano conforme cronograma estabelecido pela prefeitura.

Outra medida anunciada pela secretária foi a melhoria da internet nas escolas. “Dá para mandar laboratório de iPads e entregar notebook sem internet? Não né? A internet na Educação Infantil está sendo qualificada para isso”, falou.

Para o Ensino Fundamental, o governo Aprigio irá implantar em 2022 Wi-Fi em todas as salas de aula e distribuirá Ipads para os professores lecionarem. Além disso, também serão entregues Chromebooks para quando uma sala estiver usando os aparelhos e outra precisar.

“Nós temos uma equipe muito atenta e preocupada. Para resolver parte do problema (quando duas salas precisarem usar ao mesmo tempo o IPad), os alunos de 3º ao 5° ano e alunos da Educação de Jovens e Adultos terão o Chromebook. O tablet é touch, qualquer criança de creche mexe. Para os alunos do 3º ao 5º ano nós optamos pelo Chromebook por causa do teclado. Os alunos já estão alfabetizados”, explicou.

O prefeito Aprígio, além das novas tecnologias que serão empregadas nas escolas, falou também sobre a volta às aulas na próxima segunda-feira (27) e a correção do salário do funcionalismo.

“A gente sabe que ainda não é uma coisa segura (volta às aulas). É importante ter cuidado, se cuidar bem, cuidar bem das nossas crianças e na educação vamos ter surpresas. Vamos trazer muito mais novidades a partir do próximo ano. Uma das novidades que temos que fazer rápido é corrigir o salário do funcionalismo. O funcionalismo ganha muito mal e nós precisamos estudar o que fazer para melhorar a condição de trabalho de cada um. Nós vamos reconstruir essa cidade. Ela precisa ser reconstruída. Mas só vamos reconstruir essa cidade, principalmente na área da educação, se a gente respeitar as pessoas e cuidar das pessoas como a gente gostaria de ser tratado”, falou.

O presidente da Câmara Municipal, Carlinhos do Leme, parabenizou a iniciativa. “A base de uma criança é a educação. Meus parabéns Dirce e meus parabéns a todos esses educadores que são a base da vida de um ser humano. Ser professor é uma vocação”, disse.

Mais profissionalização

Também foi comunicado aos profissionais da educação que ainda neste ano eles terão a oportunidade de fazer formação continuada com pós graduação totalmente gratuita. Ao todo, serão 2 mil vagas ofertadas para 1850 profissionais. Toda a categoria terá a oportunidade de se aperfeiçoar.

Cursos da cultura afro-brasileira e indígena também serão oferecidos aos professores do 4º e 5º ano ainda neste ano.

“A gente sabe da importância da formação racial para o docente no âmbito escolar. Isso é extremamente positivo”, falou Dirce Takano.

Participaram do evento, além do prefeito e da secretária Dirce Takano, o secretário de Cultura, Binho, o secretário de Comunicação, Arnoldo Landiva, o secretário de Gestão de Pessoas, Alexandre Deppiei e os vereadores Ronaldo Onishi, Sandro Ayres, Érica Franquini, Enfermeiro Rodney, Wanderley Bressan, Celso Gallo, Luzia Aprigio, Anderson Nóbrega, Nezito, Bodinho e o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos do Leme.

Comentários