Prefeitura de Taboão da Serra revitaliza ponto de descarte irregular no Jardim Saporito
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando inúmeras ações de zeladoria no município. Uma das estratégias adotadas é a revitalização de pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, transformando os locais em áreas de lazer e de pratica esportiva.
Um dos espaços contemplados pelas obras de revitalização foi um trecho da Rua Clara Muchini Costa, no Jardim Saporito. A parte da via que dá fundos para a EMI Chico Bento era um ponto de constante descarte irregular de lixo e entulho e agora é um espaço de convivência da comunidade. A Secretaria de Manutenção realizou a limpeza da área, instalou uma lixeira grande, bancos, mesas e equipamentos de ginástica ao ar livre. Além disso, o muro foi grafitado por artistas da região.
Em entrevista ao TS TV, programa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Taboão da Serra veiculado no YouTube, o morador Guilherme Sabino relatou o antes e depois da revitalização. “Era um lixão ao céu aberto, um abandono total, o cara jogava lixo aqui de qualquer jeito, entulho, juntava rato. Era perigo de doença para as crianças que brincavam em meio ao lixo, era meio que abandonado mesmo”, disse. “Agora estamos sentindo a prefeitura mais perto da comunidade, com um cuidado maior. Com um espaço bonito assim, bem organizado, a galera vai ‘sentir no calo’ e falar eu não vou ser o primeiro a sujar ou danificar”, completou.
O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, afirmou que o trabalho de limpeza e zeladoria esta sendo intensificado. “Retiramos todos os dias mais de 90 toneladas de lixo e entulho de vias da cidade. Esse foi um grande desafio e hoje, com muita organização, conseguimos chegar num ponto em que, no máximo, a cada três dias a Secretaria de Manutenção faz a limpeza nos pontos viciados”, ressaltou.
Mesmo que a Secretaria de Manutenção realize ações para a limpeza de pontos viciados, a colaboração dos moradores é essencial para manter a cidade limpa e organizada. O descarte irregular, além de prejudicar a saúde da população é crime ambiental. Quem for pego descartando entulhos, terras ou matérias de construção em local não autorizado pode ser multado e a multa varia de R$2.000,00 a R$12.000,00, conforme o tipo de transportes utilizado para o descarte irregular.
*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra
Mariana Félix