Programa Ponto MIS oferece duas oficinas no mês de setembro

Por Mariana Félix | 2/09/2021

Até a próxima segunda-feira, 6/9, estarão abertas as inscrições para duas oficinas do Programa Ponto MIS, uma extensão do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo estadual, com apoio da Secretaria de Cultura de Embu das Artes. São 50 vagas disponíveis em cada uma delas, com três encontros de duas horas via plataforma Zoom. Pode participar o público em geral interessado no tema, conforme classificação de cada atividade.

O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado.  Inscrições aqui.
A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI
6, 8 e 10/9, das 19 às 21h
Classificação: 15 anos

Sobre a oficina:
O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do atorem cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo. Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.

Materiais necessários: Papel (craft ou papel sulfite, folha de jornal), material de colorir, tesoura, cola branca.

Sobre a professora:

Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da websérie Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.

Animação Stop Motion - Origami
13, 15 e 17/9, das 16 às 18h
Classificação: a partir de 10 anos
Sobre a oficina:

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc. A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (??=ori) e do substantivo papel (?=kami). Significa literalmente, "dobrar papel". O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.
Sobre a professora:

Marta Russo É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som). Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou trabalho " Stop Motion : comunicação, arte protagonismo e ludicidade " no Congresso Internacional dos Direitos da Criança" Participación, políticas sociales y protección de la infancia -Espanha.

*Com informações da Prefeitura de Embu das Artes

Comentários