IPVA deverá ficar mais caro em 2022

Por Natália Bassi | 30/08/2021

Janeiro, que já é um mês conhecido pela quantidade de contas para pagar, deverá ser ainda mais difícil para os brasileiros. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022 deverá ficar mais caro. Apesar dos valores ainda não terem sido divulgados, a projeção é que o aumento ocorra por causa dos valores dos veículos que subiram muito em 2021.

A principal explicação para esse valor são os preços dos carros que sofreram uma disparada neste ano. Com a falta de matérias primas como o aço e o alumínio, veículos novos não estão sendo fabricados como anteriormente.

Diante da falta de carros zero-quilômetro , os consumidores estão apostando em veículos usados. A alta demanda fez com que o preço desses automóveis tivesse um aumento bastante considerável.

De acordo com Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Flipe), o preço dos automóveis zero-quilômetro subiu 19,9%. Já os usados, independente do ano e da marca, 24,4%.

Sendo o IPVA um imposto que é calculado sobre o valor venal médio do veículo, o cidadão deve se preparar para o aumento da taxa no próximo ano.

Comentários