400 alunos do Projovem Urbano se formam em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/05/2011

Na sexta-feira, dia 6 de maio, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou a cerimônia de formatura de 400 alunos do Projovem Urbano, que puderam receber o carinho de seus amigos e familiares. O evento foi realizado no Cemur e contou com a presença de mais de 500 pessoas.

O programa é destinado a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, buscando seu retorno à escola e ao mundo do trabalho, de modo a lhes proporcionar oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

“Somos apenas os intermediários nessa noite, lutamos muito para trazer esse programa para Taboão da Serra, de 645 municípios do estado, na época apenas 18 conseguiram o Projovem Urbano e apenas 8 o Projovem Trabalhador”, afirma o prefeito de Taboão da Serra,  Dr. Evilásio Farias.

A finalidade do Projovem Urbano é proporcionar formação integral aos jovens, fazer sua reinserção no processo de escolarização, identificar as oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mercado profissional, promover  a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público, garantir a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e ampliar o acesso dos jovens à cultura.

Para o secretário de Educação, José Marcos dos Santos, todos são responsáveis por mais essa etapa cumprida.“Hoje todos estão de parabéns, professores, pais, mas principalmente, esse alunos que fizeram suas renúncias para terminarem o programa, parabéns a todo”, disse o secretário.

O evento reuniu alunos das escolas Ana Mafalda, Darcy Ribeiro e Paulo Freire e foi um momento de coroação de todo o trabalho realizado em 2010. “Eu considero esse projeto abençoado, pois oferece uma segunda chance a todos aqueles que por um motivo ou outro, tiveram que deixar os estudos”, afirma a coordenadora pedagógica do programa, Natali Tomassi Lopes.

A professora, ao lado do coordenador executivo, Fernando Eduardo de Carvalho são os responsáveis pela execução do programa nas escolas.

Os alunos formados na ocasião puderam optar por quatro tipo de cursos complementares, com direito ao certificado de qualificação profissional nas habilidades: Turismo, Elétrica, Vestuário e Administração.

Adriano dos Santos, de 25 anos, que havia parado os estudos na 7ª série, participou do programa na escola Paulo Freire. “Gostei da oportunidade, foi bom aprender uma atividade diferente, optei pela Elétrica e isso pode me ajudar a trabalhar”, disse ele.

Diana Fatima, de 24 anos,  optou por fazer Vestuário e também agradeceu a oportunidade, bem como Haroldo Rodrigues, que acompanhou a esposa, a formanda Maria da Piedade, que segundo ele, “aprendeu muita coisa, e vai continuar estudando, ela está muito feliz com esse programa”.

Para 2011 as turmas já estão completas e o Projovem acontece em duas escolas (Ugo Arduini e Ayrton Senna. E os cursos complementares serão nas áreas de Telemática (informática) e Administração, por que tem uma demanda maior no mercado.

Marcelo Valladão

Comentários