Embu e Itapecerica fecham o cerco contra sacolas plásticas

Por Sandra Pereira | 23/11/2009

As Câmaras Municipais de Embu das Artes e Itapecerica da Serra fecharam o cerco contra o uso das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. A meta das duas cidades é incentivar o uso das sacolas recicláveis e eliminar a utilização das tradicionais sacolas plásticas. No Embu foi a vereadora do PT Maria Cleusa, Ná, que apresentou o projeto aprovado por unanimidade na Casa. Em Itapecerica o projeto foi apresentado pelo vereador petista José Maria.


Em Itapecerica o projeto chegou a ser vetado pelo Executivo, mas a Câmara derrubou o veto por entender que o mesmo é uma tendência natural para garantir a preservação ambiental.


José Maria explica que o projeto tem como objetivo sensibilizar os indivíduos sobre a importância do seu papel em relação ao meio em que vive. Substituir o uso das sacolas de plástico dos supermercados por uma sacola feita de matéria prima 100% natural é uma alternativa simples, mas com elevado valor para o meio ambiente. Por essa razão, a lei estabelece o uso de sacolas reutilizáveis  de panos  ou lona como a opção mais adequada.


“Itapecerica não pode ficar para trás na questão ambiental. A cidade está intimamente ligada ao meio ambiente e o legislativo tem que atender essa demanda”, afirma o vereador José Maria.


Ele explica que a ideia de apresentar o projeto surgiu durante a realização da Audiência Pública que reuniu vários líderes ambientalistas.


Já a vereadora Ná conta que a iniciativa surgiu após a realização de um seminário na cidade. Para ela, o projeto tende a ser estendido para outras cidades uma vez que a pauta ambiental é cada vez mais presente nos municípios.


“Toda iniciativa que vise proteger o meio ambiente é válida e deve ser incentivada”, sustenta Ná.


Para ambos os vereadores, no primeiro momento as pessoas podem até estranhar a implantação da medida, entretanto, eles acreditam que, em pouco tempo, todos vão reconhecer e admitir a importância da iniciativa.

Comentários