Agentes da Romu de Embu das Artes salvam vida de criança que estava engasgada com leite materno

Agentes da Ronda Ostensiva Municipais (ROMU) em um ato heroico salvaram a vida de uma criança em Embu das Artes. O bebê estava com as vias aéreas obstruídas com leite materno. Os guardas conseguiram realizar o pré-atendimento e desobstruir a passagem. A criança foi levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e recebeu alta após passar por um pediatra.

Segundo informações da guarda, a equipe da Romu fazia ronda quando um casal com aparente desespero veio pedir ajuda. Tratava-se de um pai e de uma mãe que tentavam desengasgar um bebê que não estava respirando direito. A criança estava sendo amamentada quando teve as vias obstruídas com o líquido.

Os agentes fizeram então um pré-atendimento com a manobra de Heimlich. Ela é tida como o melhor método de desobstrução em um ambiente pré-hospitalar. Com os braços na altura do abdômen, uma mão fechada é colocada acima do umbigo e o dedo polegar direcionado ao abdômen. Compressões são realizadas com movimento para dentro e para cima, formando um J, cinco vezes seguidas. O movimento obstruí sem causar fratura.

Com esse método, os agentes conseguiam fazer com que o bebê voltasse a respirar. No entanto, por ser muito pequenino, foi necessário levá-lo ao hospital para receber atendimento médico.

Ao passar por consulta com o pediatra que estava de plantão na UPA foram feitos exames que detectaram que a criança estava bem. Ela recebeu alta e foi para casa com os seus pais.

Comentários