Ferroviários da CPTM anunciam greve para quinta-feira (15)

Por Natália Bassi | 12/07/2021

Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram greve para a próxima quinta-feira, dia 15 de julho. O comunicado foi emitido após reunião entre os representantes do Sindicato dos Ferroviários e Engenheiros de São Paulo com o Sindicato Sorocabana. Segundo informações, todas as linhas deverão ser afetadas a partir da meia noite.

Entre as reivindicações dos ferroviários estão o reajuste salarial, que não acontece há dois, o não pagamento do Programa de Participação de Resultados (PPR) de 2020, além da situação dos trabalhadores durante a pandemia.

De acordo com o sindicato, além da CPTM não reajustar o salário há dois anos, ela vem atrasando a data-base da nova proposta. Sobre o PPR, um acordo chegou a ser proposto pelo Ministério Público (MP), mas a empresa não aceitou.

Os ferroviários fazem questão de lembrar que durante a pandemia o governo esqueceu totalmente da categoria, que é considerada essencial. Eles reclamam que durante todo esse periódico, tiveram de comprar todos os equipamentos de segurança que só passaram a ser fornecidos após decisão judicial do Ministério Público

Comentários