Prefeitura de Embu diz que não aplicou vacinas vencidas e que erro foi do SUS

Por Natália Bassi | 2/07/2021

A prefeitura de Embu das Artes se pronunciou após o levantamento feito pelo Jornal Folha de São Paulo com base nos registros oficiais do Ministério da Saúde apontar que o município tinha aplicado 20 doses vencidas da vacina AstraZeneca. Segundo nota enviada ao Jornal Na Net, a Secretaria de Saúde informou que a vacinação aconteceu de forma correta e que não houve aplicação dos lotes citados na matéria. O erro, segundo a pasta, foi dos dados inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar disso, a prefeitura já entrou em contato com todos os munícipes que tomaram a vacina da fabricante para conferência e comparação com todos os outros pacientes imunizados no mesmo dia e no mesmo local.

Confira a nota na íntegra:

"Informamos que não foram encaminhadas ao município de Embu das Artes vacinas vencidas e também não foram aplicadas vacinas vencidas.

Detectamos um erro de transmissão de dados no sistema do SUS e estamos solicitando a correção imediata.

Vacinamos de forma correta. Os pacientes foram imunizados com doses de outros lotes. O erro foi na imputação de dados no sistema do SUS, que consta o lote errado.

Já entramos em contato com os munícipes e solicitamos a carteira de imunização para conferência bem como comparamos com todos os outros pacientes imunizados no mesmo dia no mesmo local".

Comentários