Prefeituras da região se mobilizam em campanhas que promovem doação de agasalhos e intensificam ação nas ruas

Por Natália Bassi | 2/07/2021

Com a queda drástica das temperaturas na última semana e com mínimas baixíssimas em toda a região, o frio maltrata as pessoas em situação de rua. A chegada do inverno escancara os abismos sociais e revela o quanto a desigualdade é cruel. Enquanto muitos podem desfrutar do conforto dos seus lares, alguns não têm escolha e precisam encarar a estação mais fria do ano embaixo do relento. Mediante a esse cenário tão difícil e injusto, prefeituras da região vem intensificando campanhas de conscientização e doação de agasalhos para ajudar quem tem frio.

Essa realidade, que parece distante para muitos, é vista com frequência nas ruas. São inúmeros casos e histórias que aumentaram ainda mais durante a pandemia. O desemprego, a fome e a miséria fizeram com que algumas pessoas não tivessem escolha e passassem a viver dessa forma. Lutando uma luta por dia. Batalhando para viverem e não apenas sobreviverem.

Em Taboão da Serra, por exemplo, a prefeitura lançou a Campanha ‘Aquece Taboão. O intuito é arrecadar agasalhos e cobertores para doar às pessoas em vulnerabilidade social. Na cidade vizinha, Embu, a “Campanha Aqueça o Frio com Amor e Calor”, em vigor desde maio, prioriza a arrecadação de cobertores, edredons e mantas.

Itapecerica da Serra também vem fazendo um trabalho importante. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Roupas como calças, camisetas e, principalmente, agasalhos, além de cobertores em bom estado, estão sendo arrecadados para serem doados às famílias necessitadas e pessoas em situação de rua.

Em São Lourenço da Serra, as pessoas podem entrar em contato com o Cras, através do número (11)4686-2461, quando verem alguém em situação de rua. Os assistentes sociais irão até ela dar acolhimento, alimento e cobertores.

Pontos de coleta

Em Itapecerica as pessoas podem levar as suas doações no CRAS, CREAS, PAT, Conselho Tutelar do Jardim Jacira, Cadastro Único do centro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Câmara Municipal, Polícia Civil, GCM e Prefeitura Municipal.

Em Embu das Artes, a doação pode ser feita diretamente na sede do Fundo Social, que fica na rua Solano Trindade, 100, centro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 15h. Também é possível agendar a retirada pelo telefone: (11) 4139-1560.

Em Taboão da Serra, os pontos de coleta estão na prefeitura, no Atende, nos dois Distritos Policiais de Taboão da Serra, nas Unidades Básicas de Saúde, na Câmara Municipal, nos supermercados Assaí e D´Avó, e nas agências do Banco do Brasil, Santander e Bradesco do município.

Em São Lourenço, a pessoa pode entrar em contato com o Cras (11)4686-2461 para saber como ajudar.

Comentários