Empregos no Novo Normal: como se destacar em entrevistas virtuais

Por Outro autor | 24/06/2021

Em decorrência da pandemia da Covid-19, grande parte das organizações teve que adotar novas estratégias de negócios para adaptarem-se ao isolamento social, decretado pelos órgãos públicos em março de 2020. É neste cenário, com a retomada das contratações, que as entrevistas on-line também se tornaram comuns e despontaram como a melhor alternativa para preenchimento das vagas de emprego nas empresas.

Dados do Acesso RH, que atua na área de recrutamento e seleção, em julho de 2020, as contratações ocorreram de forma remota e cresceram 49,91%, quando comparado ao mês de março do ano passado. “Novos modelos de trabalho foram adaptados para melhor atender as necessidades corporativas. A nova forma de operar vem evoluindo a cada dia e tem sido usada no home office, o que reduz gastos operacionais e fazem com que as políticas de  contratação possam ir além, onde o recrutador poderá selecionar pessoas de outros locais”, comenta Ariana Oliveira, coordenadora dos cursos de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera.

A tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental nesse processo e muito utilizada no momento de isolamento para ajudar quem está na busca de oportunidades na nova tendência do mercado de trabalho com o “novo normal”. Pensando nisso, a coordenadora dá seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos virtuais:

1- Redes Sociais

Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permitem buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado "emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permitem adentrar no mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, o qual compete na atualização e manutenção constante, do que o mercado está necessitando naquele certo momento.

2- Preparo do CV

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador ao que vai chamar mais atenção.

3- Cadastramento do CV em sites de recrutamento

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de almejar o tão sonhado emprego. Lembre-se, "Só quem é visto, é lembrado". Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas que se inscreveu.

4 – Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.

5- Preparação Profissional

Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir, o ideal é que seja feito um teste profissional, para assim conseguir caminhar no que está mais próximo a competências individuais. Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou Psicólogo.

6- Especialização em uma única área 

Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se que o mercado está cheio de profissionais medianos, seja o profissional excelente. Uma vez que quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho.

É interessante lembrar que o que fará total diferença é o seu “a mais”, o que de diferente puder oferecer para o mercado de trabalho. Por isso, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo!

Mais dicas sobre carreiras

A Kroton, detentora da Faculdade Anhanguera, disponibiliza o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade com vagas direcionadas a alunos e ex-alunos e diversas dicas profissionais gratuitas para toda a comunidade.

No portal é possível encontrar vídeos com dicas sobre desenvolvimento profissional, como criar e destacar o currículo, administração de LinkedIn, tendências de processos seletivos, empreendedorismo e relatos de profissionais muito bem alocados no mercado de trabalho. Mais informações acesse o site do Canal Conecta.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/.

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