Dia de São João: aprenda a fazer 03 receitas deliciosas para comemorar o dia em casa

Por Natália Bassi | 24/06/2021

Por mais um ano as comemorações tão tradicionais de São João tiveram que ser adiadas por conta da pandemia. As quermesses, que sempre reuniram milhares de pessoas, estão deixando saudade nos brasileiros.

Com decorações extravagantes, música caipira e comida típicas e saborosas, as festas juninas são parte essencial da nossa cultura. Apesar de não podermos comemorar como antes, é possível reproduzir algumas das mais famosas receitas em casa. O Jornal Na Net separou três dessas gostosuras para que você possa aprender e montar um arraial caseiro.

Vinho Quente

O vinho quente é uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas. Seja pelo sabor ou até mesmo por ser uma ótima alternativa para esquentar nos dias frios.

Ingredientes

1 garrafa de vinho tinto suave
Suco de quatro laranjas
1 abacaxi inteiro cortado em cubos
4 colheres de sopa de açúcar
Gengibre e canela à gosto

Modo de fazer

Para começar, jogue as 4 colheres de sopa de açúcar na panela junto com as especiarias. Quando ele estiver derretendo, já em ponto de caramelo, despeje o suco de laranja. Quando todo o açúcar se desprender do fundo e virar uma caldinha, entre com o vinho e as frutas. Deixe apurar por pelo menos 10 minutos. Se você gostar dele mais alcoólico, pode retirar. Caso prefira que o gosto do álcool fique mais fraco, deixe por mais tempo.

Canjica com amendoim e coco

Outra comida típica que as pessoas adoram em uma festa junina é a famosa canjica. Existem diversas variações de nome dependendo da região do país e também de preparo.

Ingredientes:

1 xícara e ½ de canjica de milho
1 litro e ½ de água
4 xícaras de chá de leite integral
Coco fresco ralado à gosto
Paçoca esmigalhada à gosto
Canela em pau à gosto
1 lata de leite condensado

Modo de fazer:

Deixe a canjica de molho de uma noite para a outra. Em uma panela de pressão, coloque os grãos, a água e a canela. Deixe ela por cerca de 40 minutos após pegar pressão. Depois, na mesma panela, adicione o leite, o leite condensado e o coco. Leve ao fogo até engrossar. Na hora de finalizar e servir, esmigalhe paçoca.

Bolo de fubá com goiabada

Festa junina que é festa junina não pode faltar um bom bolo de fubá fofinho e docinho. Nessa receita, além de tudo, ele leva uma calda de goiabada.

Ingredientes:

3 unidades ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de chá de fubá
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
2/3 xícara de chá de óleo da sua preferência
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1/2 colher de chá de erva-doce
1 xícara de chá de goiabada cascão picada
goiabada cremosa a gosto

Modo de fazer:

Bata no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar e o óleo. Despeje a mistura em um bowl e misture com a farinha, o fubá, a erva doce e o fermento. Em uma forma redonda untada com manteiga e fubá, coloque metade da massa, cubinhos de goiabada e mais massa. Leve ao forno por 40 minutos a 200°C. Ao desenformar, quando ele estiver frio, jogue por cima a goiabada cremosa.

Comentários